Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Dia 2 de setembro com entrada livre

Camané e Mário Laginha atuam juntos em Azambuja no programa “Artéria – Artes ao Vivo”

Cartaz

O Município de Azambuja volta a trazer às freguesias do Concelho de Azambuja o Programa de Artes ao Vivo – “Artéria”, a decorrer até outubro de 2023.

Na sexta-feira, dia 01 de setembro, o “Artéria” leva-nos até ao Largo da República, em Aveiras de Cima, com a apresentação do filme “O Circo”, de Charlie Chaplin, recriando um cine-concerto em que o cinema mudo será musicado, ao vivo, ao piano e ao ar livre pela pianista Catherine Morisseau. A iniciativa está marcada para as 21h30.

Pianista e compositora nascida em Paris e residente em Lisboa, Catherine Morisseau tem um mestrado em Conception et Mise-en-Oeuvre de Projets Culturels e uma licenciatura de História de Arte, ambos na Sorbonne mas acabou por se dedicar à prática do piano, formando-se no Conservatório de Bagneux e na École Normale de Musique de Paris. Além de intérprete, é a composição que privilegia enquanto pianista.

Catherine Morisseau é pianista residente na Cinemateca Portuguesa e em particular na Cinemateca Júnior, onde ilustra filmes mudos com composições criadas propositadamente para o efeito.

Para sábado, dia 02 de setembro, a partir das 21h30, anuncia-se um momento alto com o fado a encher a Praça do Município, em Azambuja, pela voz de Camané acompanhada ao piano por Mário Laginha.

Cartaz

Camané e Mário Laginha não são estranhos. Já deram vários concertos juntos. Do excelente entendimento sentido nessas colaborações esporádicas, resultou agora o inevitável aprofundamento dessa simbiose: “Aqui está-se sossegado” é um novo projeto pensado de raiz para dar mais brilho a uma voz e a um piano que se descobriram cúmplices desde a primeira vez que encheram um palco.

O desenho dos concertos que configuram o projeto “Aqui está-se sossegado” contará com cerca de duas dezenas de temas, saídos do cânone fadista tradicional, do repertório de Camané e incluirá também inéditos compostos por Mário Laginha que, recorde-se, musicou já um poema de Álvaro de Campos “Ai Margarida”, que integra um dos últimos discos de Camané.

É de referir que esta iniciativa tem como objetivo promover a Arte, por todo o Concelho, através de uma programação diversificada, onde poderá contar com música, teatro, literatura, cinema e etnografia. Consiste na abertura de um novo espaço cultural, uma nova artéria, transportando e respondendo a novos anseios, conservar e moldar novos projetos com talentos culturais, promovendo, assim, uma nova era cultural para o concelho.

Todas as iniciativas desta programação são de entrada gratuita. É de referir que não se efetuam reservas para estes eventos e o público ocupará os lugares disponíveis, por ordem de chegada.

 Fonte: JBG|DCI|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.