Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

“Entre o Mundo Romano, a Antiguidade Tardia e a Alta Idade Média”

Município da Lourinhã promove campanha de escavações arqueológicas em "S. Lourenço dos Francos”

Cartaz

O município da Lourinhã promove, até 15 de setembro, no sítio arqueológico de S. Lourenço dos Francos, na União de Freguesias de Miragaia e Marteleira, a campanha de escavação arqueológica, que decorre no âmbito do Projeto Plurianual de Arqueologia S. Lourenço dos Francos: Entre o Mundo Romano, a Antiguidade Tardia e a Alta Idade Média.

O sítio arqueológico de S. Lourenço dos Francos, relevantíssimo para a compreensão da história da ocupação romana e medieval da Lourinhã, é um local com um vasto número de indícios arqueológicos de época romana, duas lagaretas para fazer vinho ou azeite, de época romana, mais de 1500 artefactos registados de época romana e diversas estruturas arqueológicas (muros) já identificados através do sistema de Georradar.

Os objetivos para a campanha de escavações de 2023 são a delimitação de parte da área funcional da pars rustica (lagar), contextualização da unidade cronológica principal, recolha de artefactos arqueológicos que possibilitem uma datação mais assertiva do local, análise da estratigrafia existente, modelação digital das realidades arqueológicas identificadas, etc.

A campanha iniciará com uma escavação arqueológica, a qual contará com uma equipa de arqueólogos e voluntários de várias universidades portuguesas (Universidades de Coimbra e do Porto), alunos da América do Sul (Brasil) que cursam os seus estudos de arqueologia em Portugal e colaboradores da Universidade de Pula, na Croácia.

José Tomé, vice-presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, refere que “O projeto arqueológico de São Lourenço dos Francos é um projeto plurianual no qual a Câmara Municipal da Lourinhã, em articulação com a União de Freguesias de Miragaia e Marteleira, se encontra a apostar fortemente visto haver indícios de ter existido um local bastante relevante na época romana, antiguidade tardia, época medieval e moderna, o que se reveste de enorme importância para a história da Lourinhã”.

A escavação vai estar aberta ao público local, interessados, alunos das escolas da região e para o público em geral, no decorrer da intervenção de 2023.

      Fonte: CL|GCI|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.