Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

No âmbito das Jornadas Europeias da Cultura Judaica

Torres Vedras acolhe a exposição "A Diáspora Judaica Portuguesa"

Cartaz

No âmbito das Jornadas Europeias da Cultura Judaica, o Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras apresenta, de 3 de setembro a 1 de outubro, a exposição A Diáspora Judaica Portuguesa, a qual é organizada pela Editorial Chandeigne e apresentada em Portugal pela Associação Hagadá | Tikvá – Museu Judaico Lisboa.

Esta exposição conta, em 20 painéis, a história da diáspora judaica portuguesa no contexto sefardita, ainda pouco conhecida, desde a sua origem – a conversão forçada dos judeus portugueses, em 1497 – até às reminiscências contemporâneas das memórias marranas e seus lugares de memória, mostrando-a como uma história judaica, mas também portuguesa, europeia e mundial.

Recorde-se, a propósito da temática da referida exposição, que, perseguidos pela Inquisição a partir de 1536, muitos cristãos-novos deixaram Portugal, procurando um lugar para praticar o judaísmo de forma mais ou menos livre, tendo participado, entre o século XVI e o século XVIII, nas profundas mudanças socioeconómicas, religiosas e intelectuais que levaram o mundo ocidental à modernidade.

A exposição A Diáspora Judaica Portuguesa mostra que, apesar da grande dispersão geográfica e religiosa dessa diáspora, foi preservada uma certa coesão, cujos fatores de unidade se exprimem através da língua, da literatura, da liturgia, da arquitetura, dos patronímicos ou, ainda, da arte funerária.

De referir que as Jornadas Europeias da Cultura Judaica são um evento anual, que tem lugar desde 1999, organizado pela Associação Europeia do Património Judaico, em torno de um tema central, inspirador de um vasto conjunto de atividades, que decorrem, simultaneamente, em todo o continente europeu, desde o primeiro domingo de setembro, de forma descentralizada, plural e aberta. O seu objetivo fundamental consiste em realçar a diversidade e riqueza do judaísmo e a sua importância histórica local e internacional, com a firme intenção de promover o diálogo, a inclusão e o intercâmbio cultural.

A edição de 2023 das Jornadas Europeias da Cultura Judaica tem como tema “A Memória”: coletiva ou individual, através da história ou da narrativa, a Memória é o cadinho em que se forjou o judaísmo; é através da Memória que ele é mantido e transmitido.

Mais informação sobre as Jornadas Europeias da Cultura Judaica pode ser obtida no seu site.

A exposição A Diáspora Judaica Portuguesa é inaugurada no Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras no dia 3 de setembro, pelas 17h00.

     Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.