Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Campo Militar de Santa Margarida acolhe o lançamento dos rockets

Agência Espacial Portuguesa leva European Rocket Challenge a Constância

Pela primeira vez, o European Rocket Challenge vai acontecer integralmente no concelho de Constância, com o paddock instalado no Pavilhão Desportivo Municipal da vila ribatejana. O protocolo de colaboração foi assinado esta terça-feira, dia 29 de agosto, pela Agência Espacial Portuguesa e a Câmara Municipal de Constância. Competição universitária de lançamento de rockets começa a 10 de outubro.

À quarta edição, o European Rocketry Challenge (EuRoC) tem regresso marcado para o Ribatejo entre os dias 10 e 16 de outubro. A competição concentra, pela primeira vez, todas as atividades em Constância. O concelho, que desde 2021 acolhe no Campo Militar de Santa Margarida o lançamento dos rockets, recebe este ano também o paddock, a área onde as equipas concorrentes se reúnem para finalizarem os seus projetos para o lançamento.

A Agência Espacial Portuguesa e a Câmara Municipal de Constância assinaram, no dia 29 de agosto, um Protocolo de Colaboração que prevê a cooperação entre as duas instituições no que concerne o EuRoC. O município vai ceder à Agência, a cada dois anos, as instalações do Pavilhão Desportivo Municipal de Constância para a instalação do paddock. Naquele local, para além da preparação das equipas, também se realizará a cerimónia de atribuição dos prémios EuRoC. Assim, a localização do paddock alternará, a cada ano, entre Constância e Ponte de Sor, que já acolhia este local nas edições passadas da competição.

O presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, enfatizou a importância de realizar o evento em territórios como Constância, colocando-os “no mapa europeu da competição de rockets e da promoção de atividades espaciais”. “A Agência pretende promover atividades de acesso ao Espaço em Portugal, para promover a academia e os estudantes. Queremos colocar Portugal no roteiro daquilo que é um país moderno, empreendedor e que dá resposta aos anseios dos seus jovens”, acrescentou.

Para o presidente da Câmara Municipal de Constância, Sérgio Oliveira, o protocolo assinado pelas duas instituições é o primeiro passo de “um grande desafio de projeção do concelho”, perspetivando-se a criação de “oportunidades de negócio ou investimento” no território. “É muito mais do que um simples lançamento de rockets, é algo que vai projetar o nosso concelho para fora das nossas fronteiras”, frisou.

“Esta mudança representa mais um passo na evolução do EuRoC. A competição já é reconhecida internacionalmente e é muito querida aos milhares de estudantes que já passaram por cá desde 2020. Ainda assim, a maior proximidade entre os dois principais locais da competição permite deslocações mais rápidas e fluidas e menos cansaço, o que ajudará na performance das equipas”, aponta Inês d’Ávila. A cogestora do EuRoC, responsável pelos projetos de Segurança e Transporte Espacial na Agência Espacial Portuguesa, perspetiva que “a mudança do paddock para o centro de Constância ajudará a economia local”: “Esperamos perto de 600 estudantes, vindos de várias partes do continente europeu, que certamente contribuirão para os negócios locais.”

O EuRoC 2023 tem confirmada a presença de 22 equipas, vindas de 14 países europeus, como Espanha, França, Itália, Alemanha, Suíça, Reino Unido ou Noruega. Pela primeira vez na história do evento, há duas equipas portuguesas em competição: os RED, do Instituto Superior Técnico, e a North Space, que junta estudantes do ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto), da Universidade de Aveiro e das Faculdade de Ciências e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Nos dias 10 e 11 de outubro, as equipas instalam-se no paddock, preparando os seus projetos. Os lançamentos acontecem entre dia 12 e 15, estando o dia 16 reservado à cerimónia de encerramento e entrega de prémios.

O EuRoC conta também com o apoio do Exército Português.

      Fonte: SC|GAOM|CM

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.