Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

O vencedor será anunciado no final do desfile de aventais a concurso

Concurso do Avental Típico da Nazaré apresentado dia 23 de setembro no Centro Cultural

Trajes tradicionais da Nazaré

A Câmara Municipal vai realizar o concurso do avental típico da Nazaré no dia 23 de setembro, às 16h00, em frente ao Centro Cultural da Nazaré.

O anúncio dos três primeiros classificados a concurso, de cada escalão (Escalão A até aos 17 anos; Escalão B a partir dos 18 anos), será feito após um desfile de participantes.

A concurso devem ser apresentados aventais com as características tradicionais de festa, curto ou comprido.

Inicialmente, o traje era mais comprido, incluindo o avental. Sendo um “traje vivo”, foi-se adaptando e ficando mais curto, preservando, no entanto, as cores e desenhos.

As inscrições para participar nesta iniciativa estarão abertas até ao próximo dia 17 de setembro, e devem ser feitas no Centro Cultural da Nazaré (edifício da antiga Lota), através do preenchimento de formulário próprio.

A iniciativa da Câmara da Nazaré tem entre os seus objetivos criar oportunidades de mostrar o traje tradicional; incentivar o gosto pelas tradições; e divulgar a Nazaré, o seu traje, a cultura e a tradição.

“A Câmara Municipal não quer deixar morrer estas manifestações culturais, pois as mulheres nazarenas ainda hoje usam o avental, principalmente em dias de festa, tais como o Carnaval e a Páscoa, tornando a Nazaré mais colorida, quando envergam o seu trajo completo, que é riquíssimo”, refere o regulamento.

Todos os concorrentes receberão Diplomas de Participação, estando destinado aos três primeiros classificados de cada escalão prémios adquiridos no comércio local.

    Fonte: SM|GC|CMN

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.