Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Na freguesia de Monte Real e Carvide

GNR detém jovem de 16 anos por incêndio florestal na serra de Porto Urso, no concelho de Leiria

Quartel da GNR em Leiria

O Comando Territorial de Leiria, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Leiria, deteve esta sexta-feira, dia 1 de setembro, em flagrante um jovem de 16 anos, por incêndio florestal no concelho de Leiria.

No decorrer de uma ação de patrulhamento e vigilância na serra de Porto Urso, freguesia de Monte Real e Carvide, os elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Leiria com o apoio de populares detetaram o suspeito a incendiar uma zona florestal através de chama direta, com um isqueiro, tendo sido detido em flagrante. O detido, foi constituído arguido e entregue à Polícia Judiciária.

A ação contou com a colaboração da Polícia Judiciária e da população local.

A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva e num esforço de patrulhamento nas áreas florestais.

A GNR relembra que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal;

A realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural «muito elevado» ou «máximo», estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos;

Para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Fonte: CTL|GNR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.