Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Serviço de Pneumologia do Hospital Distrital de Santarém adota técnica inovadora no tratamento do derrame pleural

Colocação de drenos tunelizados de longa duração

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) iniciou recentemente uma técnica inovadora para o tratamento e alívio de sintomas em doentes com derrame pleural recorrente (acumulação de líquido no espaço pleural). O procedimento consiste na colocação de drenos tunelizados de longa duração.

Segundo o diretor do Serviço de Pneumologia, Gustavo Reis, esta técnica poderá vir a beneficiar muitos doentes. “Os dois grupos principais serão os doentes com cancro do pulmão ou de outros órgãos em que ocorra envolvimento pleural com acumulação de líquido e também doentes com insuficiência cardíaca que podem também desenvolver derrame pleural recorrente sintomático”, explica.

De acordo com Luís Rodrigues, pneumologista no HDS, “este é um procedimento minimamente invasivo, com baixo risco de complicações, que proporciona um alívio sintomático rápido e significativo e permite realizar drenagens periódicas do líquido acumulado sempre que os sintomas o justifiquem sem necessidade de novas punções. Em muitos casos, o próprio doente ou seus cuidadores podem ser ensinados a fazer a drenagem no domicílio evitando deslocações e recurso ao hospital”.

O procedimento é realizado em regime de ambulatório, demorando 20-30 minutos e o doente pode voltar ao domicílio imediatamente após a realização do mesmo.

Ana Infante, presidente do Conselho de Administração (CA) do HDS, salienta que “a aposta crescente na diferenciação técnica tem sido um dos grandes objetivos do CA, de modo a oferecer os melhores cuidados aos seus utentes”.

     Fonte: GCI|HDS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.