Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

De 5 a 9 de setembro de 2023

Mosteiro de Alcobaça recebe XIX Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval

Sessão de abertura do XIX Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval

O XIX Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval realiza-se, de 5 a 9 de setembro de 2023, no Mosteiro de Alcobaça.

O evento é promovido pela Associação Hispânica de Literatura Medieval em parceria com a Universidade Aberta e respetivo polo do IELT (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição) e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Conta também com o apoio do Câmara Municipal e da Direção-Geral do Património Cultural, através do Mosteiro de Alcobaça.

O congresso pretende abordar o tema das literaturas medievais ibéricas e inclui conferências, mesas-redondas, sessões paralelas e espaços de apresentação de livros e atividades culturais. Estão previstas oito conferências plenárias e ainda duas mesas-redondas de homenagem a dois professores e investigadores desta área recentemente falecidos: Elsa Gonçalves e Hélder Godinho.

Público presente

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues, congratulou-se de Alcobaça receber este congresso, “foi também nesta Abadia que decorreu a primeira aula pública do reino, a 11 de janeiro de 1269! Mais tarde, neste espaço viria ainda a acolher o colégio Nossa Senhora da Conceição. O desejo de fazer regressar o ensino superior a Alcobaça continua a ser uma ambição e um sonho que pretendo ver realizado”.

Mais informações sobre o XIX Congresso da Associação Hispânica de Literatura Medieval aqui – https://shorturl.at/lnwBO

   Fonte: GAP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.