Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Declaração de compromisso foi assinada no Porto

27 municípios da região vão implementar o projeto «Bairros Comerciais Digitais»

Membros do Governo e representantes do projeto Bairros Comerciais Digitais”

Decorreu, no dia 6 de setembro, no Palácio da Bolsa, no Porto, a sessão de apresentação do programa «Bairros Comerciais Digitais», iniciativa promovida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que procura promover a digitalização da economia, através da adoção tecnológica por parte dos operadores económicos e pela digitalização dos seus modelos de negócio.

Serão abrangidos por este programa 25 mil estabelecimentos comerciais espalhados pelo país, com o objetivo de modernizar o comércio de proximidade. Num total de 160 candidaturas recebidas, com o investimento elegível de 77,5 milhões de euros, foram aprovados 95 projetos, dos quais 27 pertencentes aos distritos de Leiria e Santarém e à Área Oeste do distrito de Lisboa.

Trata-se dos Municípios da Batalha, Marinha Grande, Nazaré, Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Alenquer, Alvaiázere, Ansião, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Coruche, Óbidos, Ourém, Pedrógão Grande, Peniche, Pombal, Porto de Mós, Rio Maior, Santarém, Santarém, Sobral de Monte Agraço, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras.

A sessão de apresentação contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, e do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Município de Torres Novas vê aprovado o «Projeto Vila» 

Vereadora Elvira Sequeira na companhia do ministro Costa e Silva e do secretário de Estado Nuno Fazenda

Na entrega da declaração de compromisso aos promotores, realizada pela diretora-geral das Atividades Económicas, Fernanda Ferreira Dias, o Município de Torres Novas e o «Projeto Vila» estiveram representados pela vereadora Elvira Sequeira.

Com uma dotação de 690 000 euros em Torres Novas, o «Projeto Vila» vai incidir em três eixos de intervenção:

  • implementação de soluções que permitam potenciar a criação de sinergias entre os comerciantes, prestadores de serviços, município e restantes membros do consórcio;
  • revitalizar física e digitalmente o comércio no centro de Torres Novas, tornando-o atrativo para residentes e visitantes;
  • promover a sustentabilidade ambiental, social e financeira do Bairro Comercial Digital.

Esta medida irá permitir tornar o comércio local mais competitivo face à sua concorrência global e digital, promover os produtos endógenos e identitários de Torres Novas, aumentar a vitalidade e atratividade do centro histórico de Torres Novas e incentivar ao desenvolvimento sustentável urbano.

   Fonte: DTICMA|CMTN e IAPMEI

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.