Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Centro Escolar de Alcobaça foi a escola que mais resíduos recolheu no distrito

Escolas do distrito de Leiria recolhem 24 toneladas de pilhas e equipamentos elétricos usados na 15ª Geração Depositrão

Cartaz

A ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A), impulsionou a recolha de cerca de 24,3 toneladas deste tipo de resíduos em 32 escolas do distrito de Leiria, na 15ª edição da Geração Depositrão.

A Geração Depositrão é um programa da ERP Portugal que há mais de 15 anos contribui ativamente para o cumprimento das metas de recolha de REEE e RP&A, através da sensibilização de professores e alunos, bem como da restante comunidade escolar, para o correto encaminhamento deste tipo de resíduos.

Na 15ª edição, estas 32 escolas conquistaram, globalmente, 2.683€ em cheques-prenda para aquisição de material para o estabelecimento de ensino. O Centro Escolar de Alcobaça foi a escola que mais resíduos recolheu neste distrito, com um total de 5 toneladas, tendo ficado em 14º lugar a nível nacional, de um total de 431 escolas.

Tendo como objetivo o correto encaminhamento de resíduos considerados perigosos, a ERP Portugal, através dos seus parceiros, oferece por categoria (tipo de equipamentos como, TV e monitores, equipamentos de arrefecimento, Lâmpadas e Pilhas), prémios em equipamentos novos.

A Geração Depositrão é o projeto escolar de recolha de REEE e RP&A com maior representação a nível nacional, contando já com 15 anos de presença nas escolas portuguesas, em parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, no âmbito do programa Eco-Escolas. Atualmente, este projeto sensibiliza mais de 800 estabelecimentos de ensino, desde o jardim de infância até ao ensino superior, e cerca de 100.000 alunos em todo o país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

O projeto envolve, anualmente, a comunidade escolar, nomeadamente as escolas inscritas no programa Eco-Escolas. O valor global de prémios que serão entregues às escolas, no evento do Galardão 2023 ultrapassa os 55.000,00 euros.

Além da recolha de resíduos, a 15ª edição incentivou atividades criativas ao longo do ano letivo, promovendo a literacia ambiental, incluindo quizzes com perguntas de sustentabilidade, que atraíram mais de 1.000 alunos.

A Escola EB/JI João Beare do distrito de Leiria, foi também reconhecida no Desafio das Atividades Criativas. Para mais informações, consulte aqui.

Para Rosa Monforte, diretora-geral da ERP Portugal, “a adesão de tantas escolas e participantes a este projeto e os resultados obtidos com a atividade de recolha de REEE e RP&A vem reforçar o sucesso da Geração Depositrão e o impacto desta, contribuindo, cada vez mais, para o fomento de uma economia circular nas gerações futuras. Queremos agradecer e dar os parabéns pela envolvência da comunidade escolar, alunos, professores, famílias e os coordenadores deste projeto”.

Sobre a ERP Portugal

A ERP Portugal pertence a uma plataforma pan-Europeia, European Recycling Platform (ERP), fundada em dezembro de 2002. Esta plataforma tem uma quota de mercado entre 12% e 36% e já recolheu mais de 4 milhões de toneladas de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) na Europa.

A 27 de abril de 2006, através de um despacho conjunto emitido pelo Ministério da Economia e Inovação e pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território, obteve a licença para exercer a atividade de Gestão de REEE, em Portugal. A licença para fazer a gestão de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A) foi atribuída a 3 de março de 2010 pelo Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.

A ERP assume como missão assegurar a implementação mais rentável de um Sistema de Gestão de REEE e RP&A, para o benefício dos seus aderentes e empresas, dando lugar a oportunidades de negócio e vantagens competitivas. A ERP já está a operar nos seguintes países: Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Suécia e Israel.

Mais informação em https://erp-recycling.org/pt-pt/ ou http://www.facebook.com/erp.portugal

Fonte:  hkstrategies

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.