Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Com vista à empregabilidade num novo setor bioindustrial que nasce em Portugal

1º curso superior do mundo dedicado à produção Bioindustrial de Insetos nasce em Santarém

Granulado com proteína de insetos

O Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Produção Bioindustrial de Insetos, foi aprovado pelo Governo e irá funcionar na Escola Superior Agrária de Santarém, Instituto Politécnico de Santarém, estando as candidaturas para a segunda fase de ingressão no curso abertas até dia 13 de setembro.

A Agenda Mobilizadora InsectERA e o Instituto Politécnico de Santarém (IPS) lançaram o inovador Curso Técnico Superior Profissional em Produção de Insetos. Este curso, inserido numa rede de formação dedicada a este novo setor, é fruto dos esforços conjuntos de vários parceiros da Agenda Mobilizadora InsectERA e do Instituto Politécnico de Santarém, que apoiam assim a criação de um novo setor bioindustrial em Portugal.

Com a abertura da segunda fase de candidaturas, estudantes prospetivos do país são convidados a fazer parte desta jornada educacional histórica, pois é a primeira vez que abre um curso único dedicado a um setor de futuro e assente em princípios de circularidade. Este curso tem empregabilidade praticamente garantida naquele que será a primeira zona económica circular, a nascer em Pernes, Santarém, e que deverá empregar mais de 100 pessoas já em 2025.

O Curso Técnico Superior Profissional em Produção de Insetos, a ser lecionado na Escola Superior Agrária de Santarém, está muito assente em conhecimento e investigação científica nacional, envolvendo parcerias com várias instituições de ensino superior e empresas do setor.

Sala de controlo de produção

Assim, a participação neste curso não somente poderá permitir a entrada num novo setor produtivo e assegurar o emprego aos alunos, como formará para seguir outros cursos superiores, abrindo novas portas, estando ligado em rede com outros cursos através da Insect Training Network, rede de cursos superiores e de formações curtas liderada pela Egas Moniz School of Health and Science, no âmbito da Agenda, e que deverá formar os quadros que irão integrar as empresas apoiadas por esta agenda do PRR.

Os alunos que optarem por este inovador curso superior, terão os seus estágios assegurados nas empresas do setor que estão instaladas em Santarém, para além de que a generalidade destes novos diplomados terão emprego garantido neste novo setor.

Daniel Murta, diretor-geral da EntoGreen e líder da Agenda Mobilizadora InsectERA, afirma que “a formação profissional dos alunos que se inscreverem neste curso será garantida com estágios nas empresas que já se encontram em crescimento, como é o caso da EntoGreen”. Foi inclusivamente por essa razão que a EntoGreen decidiu atribuir uma bolsa ao aluno que se destaque na sua candidatura a este curso, promovendo a formação específica e a dedicação ao setor.

Esta bolsa, da iniciativa da EntoGreen, apoiará um aluno durante os dois anos do curso, não somente possibilitando estágio e treino como o fará ainda financeiramente, contribuindo para ultrapassar o desafio financeiro do ensino superior. Os alunos que se queiram habilitar a esta bolsa devem remeter uma carta de motivação para o e-mail carolina.alexandre@entogreen.com para posteriormente lhes sejam referidas todas as condições de acesso à bolsa.

As candidaturas para o Curso Técnico Superior Profissional em Produção de Insetos no Instituto Politécnico de Santarém estão abertas até ao próximo dia 13 de setembro. Para obter mais informações, visite o site do Politécnico de Santarém.

     Fonte: EG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.