Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Inauguração decorre esta sexta-feira, dia 15 de setembro

Politécnico e Centro Hospitalar de Leiria promovem mostra “O Design, a Saúde e o Cuidar” na Livraria Arquivo

Cartaz

Dia 15 de setembro, às 18 horas, na Arquivo Livraria, na cidade de Leiria, é inaugurada a exposição “O Design, a Saúde e o Cuidar”, focada no uso do Design participativo na área da Saúde, através da exibição do processo de investigação em design aplicado ao desenvolvimento de um sistema de monitorização dos utentes no serviço de urgência.

Esta exposição é uma iniciativa conjunta do Laboratório de Investigação em Design e Artes (LIDA), Center for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare) e do Centro Hospitalar de Leiria (CHL).

A mostra, que incluirá vídeo, protótipos físicos, uma animação e algumas ferramentas utilizadas nos workshops de Design, procura evidenciar a abordagem do Design no contexto da Saúde, exibindo os vários passos do processo colaborativo entre designers, profissionais de saúde e utentes que, em conjunto, repensaram o contexto do acompanhamento e monitorização dos utilizadores do serviço de urgência.

A exposição “O Design, a Saúde e o Cuidar” surge no âmbito do projeto SafeTrack, como explica Sandra Neves, vice-diretora do Laboratório de Investigação em Design e Artes (LIDA) do Politécnico de Leiria.  O principal objetivo deste projeto «foi apoiar a participação dos profissionais de saúde e dos utentes na partilha de experiências e ideias no processo de desenvolvimento de um serviço utilizado por todos. Das nossas conversas com os participantes, foi possível obter uma melhor compreensão da ‘viagem’ do utente desde a entrada à saída da urgência, e identificar as principais questões a otimizar na monitorização de utentes no serviço de urgência. Descobrimos que será útil monitorizar o estado de saúde do utente durante o período em que este se encontra em espera no serviço de urgência e trabalhámos em conjunto para desenvolver um dispositivo de monitorização da condição clínica com um sistema de alerta. Esta exposição é o culminar natural deste projeto de investigação conjunto entre o LIDA, ciTechCare e CHL, dada a importância de partilhar o resultado da  sinergia entre os investigadores da Academia e de Instituições de Saúde  com a nossa comunidade», destaca Sandra Neves.

Mas afinal o que é o Co-design? «O envolvimento do design no contexto da saúde está fortemente influenciado pelas abordagens participativas, ou seja, colaborativas. O Co-design é uma abordagem que enfatiza a importância da colaboração de uma variedade de pessoas para se projetarem, desenvolverem “coisas”. Por exemplo, para explorar ideias, definir conceitos e prototipar produtos, serviços ou experiências. Envolver os profissionais de saúde e representantes de utentes no processo de desenvolvimento de intervenções em saúde é fundamental. Aqui os investigadores centraram-se em criar ferramentas participativas de modo a promover e a facilitar a participação com o objetivo a criar uma relação igualitária e recíproca com profissionais de saúde e utentes», explica a vice-diretora do LIDA.

Convidamos os senhores jornalistas a acompanhar a inauguração da exposição “O Design, a Saúde e o Cuidar” esta sexta-feira, dia 15 de setembro, às 18h00, na Arquivo Livraria, em Leiria. Contamos com a vossa presença!

      Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.