Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Com Porto, Benfica, Sporting, Barcelos, Oliveirense, Valongo, Tomar e HC Braga

Elite Cup 2023: primeira competição oficial de hóquei em patins da temporada arranca esta sexta-feira em Tomar

Cartaz

Pelo terceiro ano consecutivo, o Pavilhão Municipal Cidade de Tomar recebe a Elite Cup by Auditiv 2023, a primeira competição oficial de hóquei em patins da temporada. A 7ª edição da prova arranca esta sexta-feira, 15 de setembro, e estende-se até domingo, dia da final, reunindo as oito melhores equipas do campeonato da última temporada.

O espetáculo está garantido na cidade ribatejana, ou não estivessem presentes algumas das melhores equipas do Mundo. Dos oito clubes participantes, seis marcaram presença na última edição da ‘Final Eight’ da Liga dos Campeões: FC Porto, Benfica, Sporting, OC Barcelos, Oliveirense e Valongo. A este lote de luxo juntam-se ainda o Sp. Tomar, detentor da Taça de Portugal, e o HC Braga, finalista da Taça WSE, a segunda mais importante prova de clubes a nível europeu.

O FC Porto defende o título conquistado na época passada diante do Benfica, numa final emocionante que sorriu aos dragões por 4-1. O triunfo em Tomar embalou os azuis e brancos para uma época histórica com a conquista da terceira Liga dos Campeões do seu palmarés. Já o desaire dos encarnados não abalou a equipa de Nuno Resende, que viria a sagrar-se campeã nacional.

Em relação às últimas edições, destaque para alteração no modelo competitivo. Aumenta a pressão nos quartos-de-final, já que os derrotados saem da prova, em vez de tentarem lutar pelo pódio.

O melhor torneio de arranque de época do Mundo volta a estar na vanguarda da tecnologia. No ano passado, Elite Cup by Auditiv 2022 tornou-se no primeiro torneio de hóquei em patins a implementar o Sistema de Revisão de Vídeo (SRV), ajudando nas tomadas de decisão das equipas de arbitragens. O SRV volta a ser implementado nesta edição, mas com algumas diferenças. Na última edição, as equipas podiam pedir a revisão de imagens duas vezes por jogo. Este ano, o SRV passa a ser assistente em lances escolhidos pelos árbitros do jogo.

A segunda edição da Elite Cup feminina decorre também no Pavilhão Municipal, a 7 e 8 de setembro, com a presença de Benfica, HC Turquel, CA Feira e Stuart Massamá.

Para Ricardo Ares, treinador do FC Porto, “representar o Futebol Clube do Porto é sinal de vencer as competições em que participa, portanto, a responsabilidade para nós é sempre a mesma. Sem pensar no passado, sempre máxima ambição. Objetivos? Exigência em tudo, em dar o máximo nos treinos, nos jogos, e conquistar títulos. É para isso que trabalhamos. A organização tem estado sempre a um nível alto, e espero uma continuidade. Aguardamos com expectativa o VAR.”

Nuno Resende, treinador do Benfica, realça que “esta competição tem a particularidade de ser realizada no início da época, as equipas ainda se encontram em período de pré-temporada. Queremos aproveitar esta prova para melhorar processos e crescer como grupo, sabendo que a responsabilidade de representar o Benfica nos obriga a jogar sempre para ganhar. Organização? Espero conseguirem manter o que de bom tem sido feito e se possível melhorem. A evolução da Elite Cup passa por ter sempre a ambição de melhorar o seu nível, e assim permitir que todos os agentes da modalidade se apresentem o melhor possível para início da época desportiva.

Já Alejandro Domínguez, treinador do Sporting, frisa que “queremos ser consistentes no primeiro jogo e tentar passar a primeira prova que é o AD Valongo. Temos um tempo de preparação curto e temos de chegar ao primeiro jogo com capacidade de competir com solidez. O quão importante é ter uma competição deste nível logo no início da temporada? Esta competição tem muito valor. Apesar de ser num período de pré-época, é uma competição muito atrativa, tendo em conta que participam os primeiros oito classificados do ano anterior. Os nossos adeptos são sempre muito exigentes. Estamos num clube que espera sempre vencer. Temos de ser prudentes e estar bem no primeiro jogo para atingirmos o nosso objetivo.”

Paulo Freitas, treinador do OC Barcelos, assegura que “entramos nas competições, independentemente de quem esteja presente, para lutar por elas. Obviamente é isso que vamos fazer, não nos interessando minimamente o que se passou nos anos anteriores (nem quando no ano passado fomos eliminados nos quartos-de-final, nem quando há duas épocas ganhámos a Elite Cup), respeitamos o passado, mas estamos focados no presente e perspetivando o futuro. Sou daqueles que se bateu sempre por uma prova destas, porque entendia que havia falta de competição no período pré-competitivo. Participei obviamente em algumas reuniões de onde saiu a possibilidade da realização de uma prova como esta. Acho que é fundamental, para que as equipas técnicas possam observar comportamentos, individuais e coletivos, o que quer que seja…. É sempre importante, já que com um nível elevado podemos colocar as nossas equipas à prova.”

Segundo Edo Bosch, treinador da Oliveirense, “as expectativas são altas. Espero já poder ver uma Oliveirense com processos ofensivos e defensivos assimilados e, logicamente, tentar chegar o mais longe possível na competição. Se for possível chegar até domingo, melhor. É uma nova Oliveirense. Será uma equipa guerreira na defesa e dinâmica e rápida no ataque. E, se possível, queremos começar a dar as primeiras alegrias aos nossos adeptos. É uma competição muito bem organizada. Dá para perceber o momento em que uma equipa se encontra relativamente aos rivais mais destacados. Tenho de ser honesto e dizer que preferia o formato de anos anteriores.”

Nuno Lopes, treinador do Sp. Tomar, garante que “jogamos para ganhar como sempre. As expectativas são as melhores, é certo que temos uma equipa nova para uma competição que começa a afirmar-se no panorama nacional e mundial. Sabemos que vamos ter pela frente um adversário difícil, mas vamos jogar para ganhar. Podem esperar uma equipa em construção. Mexer em quatro jogadores é significativo, e tentar incrementar os processos da equipa nos jogadores que chegaram é arrojado (num mês e meio de trabalho). É o empenho. Vamos estar muito empenhados e tentaremos perceber melhor, até lá, o que podemos aplicar na Elite Cup. A seguir à competição, de certeza que vamos crescer como equipa. Na Elite Cup temos de ser cirúrgicos, a perceber onde podemos ser bons e naquilo que pode servir de mais-valia, que nos possa catapultar para eliminar o nosso adversário.”

Por fim, Tó Neves, treinador do HC Braga, adianta que “as expectativas são competir e sermos competitivos ao mais alto nível nos desafios que vamos encontrar. Espero uma organização impecável como tem sido nas últimas edições. Os nossos adeptos podem esperar uma equipa que vai entrar no rinque contra qualquer adversário para discutir a vitória.”

Programa

Sexta-feira, 15 de setembro – Quartos-de-final

Jogo 1 · 10h00

SL Benfica vs Hóquei Clube de Braga

Jogo 2 · 15h00

Sporting CP vs AD Valongo

Jogo 3 · 18h00

OC Barcelos vs UD Oliveirense

 

 

Jogo 4 · 21h00

FC Porto vs SC Tomar

 

Sábado, dia 16 de setembro

Jogo 5 · 14h30 – 1ª Meia-final

Eq. vencedora j.1 vs eq. vencedora j.3

Jogo 6 · 18h00 – 2ª meia-final

Eq. vencedora j.2 vs Eq. vencedora j.4

 

Domingo, dia 17 de setembro

Jogo 7 · 15h00 – Final 1º e 2º classificado

Eq. vencedora j.5 vs Eq. vencedora j.6

Fonte: sigmastars

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.