Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Torres Vedras

Escola Básica do Ramalhal inaugura novo espaço com recreio inovador e mais naturalizado

Visita às novas instalações da Escola Básica do Ramalhal

Foi uma tarde de festa no Ramalhal. No dia 9 de setembro foi inaugurado o novo espaço da escola básica desta localidade (que se situa entre a Avenida 25 de Abril e a Rua Ponte da Alagoa), num ato que contou com uma relevante participação da comunidade e em que marcou presença o ministro da Educação, João Costa.

Um ato que teve início com o descerramento da placa alusiva ao mesmo, na zona de entrada do espaço que estava a ser inaugurado, o que foi procedido pela bênção deste, efetuada pelo pároco local, Paolo Ciampoli.

Seguiu-se o momento dos discursos, numa área exterior coberta situada entre o refeitório e o pavilhão desportivo, tendo o primeiro estado a cargo do presidente da Junta da Freguesia do Ramalhal, António Espírito Santo, que recordou o processo de criação do novo espaço da Escola Básica do Ramalhal, o qual se iniciou com a aquisição, em 2011, de um terreno que pertencia ao Instituto da Vinha e do Vinho.

Demonstrando o desejo de que a melhoria das condições de trabalho na Escola Básica do Ramalhal se traduza na melhoria do ensino aí ministrado, António Espírito Santo deixou uma mensagem aos alunos deste estabelecimento de ensino: “Que desfrutem deste bonito espaço e que o mesmo os inspire e entusiasme nesta vossa caminhada de aprendizagem conducente a mulheres e homens de amanhã!”.

Posteriormente usou da palavra o diretor do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, José do Vale, que, na sua intervenção, elogiou o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Município de Torres Vedras na área da educação, nomeadamente o de “proporcionar espaços novos e apetrechados de meios técnicos, que permitem abordagens renovadas no processo de ensino e aprendizagem”, acrescentando que a criação do novo espaço da Escola Básica do Ramalhal “aconteceu tendo presente o que são os desafios da educação para o século XXI”.

Já a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, na sua alocução, relembrou que a construção do novo espaço da Escola Básica do Ramalhal era uma obra há muito ansiada pela comunidade que este estabelecimento de ensino serve, tendo reiterado o empenho do Município de Torres Vedras na modernização do parque escolar que está a seu cargo.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras frisou também o facto de o espaço que estava a ser inaugurado proporcionar novas valências aos alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da freguesia do Ramalhal (como tecnologias de informação, sala de snoezelen, biblioteca e pavilhão desportivo, que é disponibilizado à população em horário pós-letivo), bem como um espaço de recreio mais naturalizado e com características inovadoras, o qual foi concebido no âmbito de um trabalho desenvolvido com uma equipa da Faculdade de Motricidade Humana dirigida pelo professor Carlos Neto.

A terminar a sua intervenção, Laura Rodrigues deixou também uma mensagem aos alunos da Escola Básica do Ramalhal: “A inauguração da escola é o início de uma jornada que espero que seja desafiante para todos vós. Que sejam muito felizes neste espaço!”.

A finalizar o período de discursos, usou da palavra o ministro da Educação, que aproveitou a ocasião para revelar que sempre encontrou em Torres Vedras “uma visão muito transformadora e inovadora da Educação”. Na sua intervenção, João Costa recordou que o modelo educativo tem mudado, o que faz com que os equipamentos escolares tenham de ser diferentes, tendo a esse propósito elogiado o trabalho desenvolvido pelo Município de Torres Vedras com o professor Carlos Neto, relativo à conceção de espaços escolares exteriores não convencionais, nos quais é estimulada a criatividade e a autonomia por meio da brincadeira livre.

Findo o período de discursos, o ato inaugural do novo espaço da Escola Básica do Ramalhal, que foi conduzido por alunos da mesma (Matilde e Lucas), prosseguiu com a leitura do conteúdo de cartas escritas por alunos que frequentavam os 3.º e 4.º anos de escolaridade nesse estabelecimento de ensino quando a primeira pedra da obra foi lançada. Essas cartas, emolduradas, seriam posteriormente entregues pela presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras à diretora da Escola Básica do Ramalhal, Vera Paulos.

Ainda no decorrer do ato inaugural do novo espaço desta escola houve lugar a uma atuação musical levada a cabo por alunos da mesma. Esse ato terminou com uma visita-guiada, na qual participou o ministro da Educação, e com um lanche-convívio.

De referir que o novo espaço da Escola Básica do Ramalhal é um equipamento com capacidade para 156 alunos do 1.º ciclo do ensino básico e 100 alunos do ensino pré-escolar, sendo constituído por seis salas de aula, quatro salas de atividade, uma sala polivalente, uma sala de docentes, uma sala de não docentes, duas salas de trabalho e atendimento, uma biblioteca, um refeitório, uma copa, instalações sanitárias, um pavilhão desportivo (com balneários e salas de apoio), espaços de recreio coberto e descoberto e espaços de estacionamento (com 76 lugares).

A execução da empreitada de construção do novo espaço da Escola Básica do Ramalhal e a aquisição de mobiliário para os espaços criados no âmbito da mesma representou um investimento de 4.948.087,00 €, o qual foi financiado em 1.882.834,75 € pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional Regional do Centro, do Portugal 2020 e da União Europeia.

     Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.