Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Iniciativa está incluída no projeto internacional PERFARE

Artemrede lança convocatória inovadora para projetos que unem saúde e trabalho artístico

O objetivo é testar a forma como as artes performativas podem ajudar pessoas em situação de doença física e/ou mental. Até 17 de novembro podem ser apresentadas iniciativas ao abrigo do projeto internacional PERFARE.

A Artemrede lançou uma nova convocatória inovadora para apresentações de projetos artísticos, com um foco em saúde e bem-estar. Podem candidatar-se todos os artistas ou companhias profissionais, sedeados em Portugal. A iniciativa está incluída no projeto internacional PERFARE.

Os principais objectivos do PERFARE são facilitar o acesso a experiências de artes performativas a grupos de público com problemas de saúde e sociais e inovar os modelos criativos das organizações parceiras, de modo a tornar os serviços de saúde e bem-estar parte integrante do seu trabalho artístico.

Para o efeito, a Artemrede estabeleceu um acordo de cooperação com duas entidades parceiras no bem-estar (uma em Pombal e uma em Lisboa) para financiar duas intervenções artísticas piloto. Os participantes no caso de Lisboa serão cuidadores informais e no caso de Pombal serão doentes de ambulatório e internados com doenças crónicas agudizadas, maiores de 70 anos. O objetivo é testar a forma como as artes performativas podem ajudar pessoas em situação de doença física e/ou mental. As intervenções artísticas piloto podem ter qualquer tipologia e forma de ativação dentro do âmbito das artes performativas. Cada intervenção artística será financiada com 10.000€, e implementada entre Maio 2024 e Maio 2025.

As candidaturas são formalizadas online, em formulário próprio disponível no website da organização.

O PERFARE (2022-2025) é um projeto cofinanciado pelo Programa Cultura da Europa Criativa, que pretende reforçar a cooperação entre o sector cultural e o sector social, através da criação de modelos inovadores de intervenções artísticas de apoio a pessoas com problemas de saúde física ou mental. A ARTEMREDE é o parceiro do projeto PERFARE em Portugal.

A Artemrede é um projeto de cooperação cultural e territorial que atua, desde 2005, nas áreas da programação em rede, do apoio à criação, da formação e da mediação cultural. Atualmente é constituída por 18 associados: os municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte-Agraço, Tomar e Torres Vedras, e a cooperativa Rumo.

Mais informação: https://artemrede.pt/

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.