Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Só no período de 2010 a 2022, o grupo faturou mais de 5 mil milhões de euros

Gala "Mais de 70 Anos de História, 25 de Organização" do Grupo NOV junta cerca de 400 convidados em Leiria

Presidente da Câmara Municipal de Leiria com administradores do Grupo NOV

Foi na sexta-feira, dia 15 de setembro, que o Grupo NOV realizou a sua Gala ‘Mais de 70 Anos de História, 25 Anos de Organização’, que juntou cerca de 400 parceiros internos e externos na Quinta dos Lagos em Leiria.

O Grupo NOV comemora, em 2023, 25 anos de Organização. Mas antes de ser grupo, já existia um conjunto de empresas constituídas a partir da atividade de António Vieira Rodrigues na década de 50.

Os 70 anos de história e 25 de organização foram os motes para a realização de uma Gala comemorativa que juntou colaboradores, clientes, fornecedores e representantes de entidades públicas, num total de cerca de 400 pessoas. A LPM, uma das empresas da NOV Automóveis, comemora também, em 2023, 25 anos de representação da Peugeot em Leiria, Pombal e Marinha Grande. Atualmente, a NOV Automóveis representa 12 marcas, nos distritos de Leiria e Santarém.

Entre as presenças externas destacaram-se o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, representante da Embaixada de Angola em Portugal, presidente da Câmara Municipal da Batalha, Raúl Castro, presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Carlos Capela, presidente da Associação Industrial Portuguesa, José Eduardo de Carvalho, vogal do Conselho Diretivo do IEFP, Ana Elisa Santos, diretor do Centro Distrital da Segurança Social, João Paulo Pedrosa, presidente da Direção do NERLEI, António Poças, presidente da ACILIS, Lino Ferreira, diretor de Operações da Stellantis Portugal, Pablo Puey, entre muitos outros.

O evento que contou com a animação de Joel Ricardo Santos e Ana Luísa Costa, iniciou-se com um welcome drink no exterior da Quinta dos Lagos, por entre as 12 viaturas expostas das marcas representadas pela NOV Automóveis.

Seguiram-se os discursos de boas-vindas da administração do Grupo NOV, e do presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes.

Depois do jantar, distinguiram-se 17 parceiros pela importância na jornada percorrida, com a entrega do troféu GNOV de Ouro. Os premiados externos foram: o Orfeão de Leiria e os Silence 4, na Cultura; a Electrofer e a Vigobloco, na Internacionalização; o Grupo TPB, Hélder Roque e Raúl Castro no Valor Cliente; a Peugeot e o Grupo Alves Bandeira no Valor Fornecedor; o Instituto Politécnico de Leiria no Saber; a Universidade de Coimbra e CDRSP na Inovação.

Os premiados internos foram José Silvestre Adriano, da Equimetra, na Resistência por 45 anos de casa; Jorge do Canto, da LPM, na Dedicação e Resiliência; Cristina Pereira, da LPM, na Felicidade; André Santo e António Vieira, na Cooperação; Isaque Pereira, médico da casa, no Cuidar; e António Vieira Rodrigues com Especial Gratidão.

Grupo NOV comemora, em 2023, 25 anos de Organização

Nestes 25 anos, o Grupo NOV tornou-se num grupo multinacional. A internacionalização iniciou-se pelo Brasil e Moçambique e alastrou-se em três continentes. O ponto alto da internacionalização deu-se com a Mision Vivienda na Venezuela, para construção de 12.300 casas, e que levou mais de uma centena de empresas portuguesas a internacionalizaram-se, com principal destaque às 30 empresas que assinaram protocolo de cooperação para a construção de habitação social (projeto Casas para o Mundo).

A diversificação é outro dos fatores distintivos. O Grupo começou na engenharia & construção e, atualmente, tem atividade no ambiente & energia, automóveis, comunicação, hotéis, indústria e imobiliária. Com estes setores, e para além da presença internacional, em Portugal o grupo está distribuído por 14 distritos de norte a sul: Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Porto, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja, Faro e Funchal.

A inovação está patente nos projetos que se têm vindo a desenvolver. Atualmente, existem cerca de 25 projetos em curso, destacando-se as parcerias com o CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, na área industrial, e com a Universidade de Coimbra, na área do Ambiente & Energia.

Para além disso, o grupo foi pioneiro na criação de uma Escola de Negócios, uma plataforma de e-learning, um portal de despachos, entre outros. Na área da tecnologia e biotecnologia, o grupo inovou na constituição de uma incubadora de empresas que fundou o primeiro laboratório privado para comercialização de testes genéticos e, também, o primeiro laboratório de criopreservação de células estaminais que chegou a ser líder ibérico.

O Grupo NOV é ainda um grupo focado nas suas pessoas, com sistemas de avaliação de desempenho associados a prémios por cumprimento de objetivos, com a aposta na formação à medida para reforço de competências, com concursos de ideias, com realização de diversos eventos motivacionais, entre outros.

O Grupo NOV é um grupo orgulhoso das suas raízes, dos seus fundadores e da sua região de origem, Leiria. A ousadia do seu fundador, e depois dos seus filhos, protagonizaram um crescimento que transformou uma pequena empresa regional, num grupo multinacional e numa referência nacional e internacional. A partir de 2010, passou por um profundo processo de transformação e reestruturação que implicou mudanças de acionistas e ajustamentos na gestão executiva.

Considerando apenas o período de 2010 a 2022, o grupo faturou mais de 5 mil milhões de euros, exportou mais de 1,1 mil milhões de euros, pagou mais de 340 milhões euros em salários, e mais de 251 milhões de euros em impostos. Atualmente tem cerca de 1.500 colaboradores diretos, mas a média nos últimos 12 anos foi superior a 3.000 colaboradores diretos e 5.000 indiretos.

Tudo isto reforça o peso do Grupo na região e no país. No futuro espera-se um crescimento ainda mais acentuado com retoma de várias atividades, sobretudo em Portugal, mas também na área internacional.

     Fonte: DM|GN

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.