Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

De 16 a 22 de setembro

Alcobaça adere à Semana Europeia da Mobilidade “Combina e Move-te”

A Semana Europeia da Mobilidade, que decorre por toda a Europa, anualmente, de 16 a 22 de setembro, surge através da Comissária para o Ambiente, da Comissão Europeia, após o sucesso do Dia Europeu sem Carros. Este ano, o tema central da campanha é “Eficiência Energética” e o slogan mantém-se o da última edição, “Combina e Move-te”.

À semelhança dos anos anteriores o Município de Alcobaça associa-se a esta iniciativa com as seguintes atividades: ‘Rota da Energia’ – Parceira com a ADENE – Agência para a Energia , ‘Pedala com a Cofidis’ – Parceira com a COFIDIS.

Os principais objetivos desta campanha são:

Encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído;

Consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente;

Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade;

Proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

Esta campanha é uma parceria entre a Coordenação Europeia, as Autoridades Locais e a Comissão Europeia.

À semelhança dos anos anteriores o Município de Alcobaça associa-se a esta iniciativa com as seguintes atividades:

‘Rota da Energia’ – Parceira com a ADENE – Agência para a Energia

A Rota da Energia engloba sessões de informação e formação presenciais e/ou à distância, levando o conhecimento até às pessoas, instigando a vontade de saber mais sobre o mundo da energia e dar a entender o papel dos cidadãos na construção de um mundo mais sustentável. A Rota da Energia engloba sessões de informação e formação presenciais e/ou à distância, levando o conhecimento até às pessoas, instigando a vontade de saber mais sobre o mundo da energia e dar a entender o papel dos cidadãos na construção de um mundo mais sustentável.

Data: 19 de setembro

Horário 2 sessões, envolvendo 4 turmas

Local: E.B.2,3/S São Martinho do Porto (Eco-Escola)

Público-alvo: alunos do 3º ciclo

‘Pedala com a Cofidis’ – Parceira com a COFIDIS

Uma iniciativa que a Cofidis promove em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, consiste na instalação de um circuito insuflável para ensinar crianças e adultos a andar de bicicleta sob a orientação de técnicos/formadores da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Data: 14 de outubro

Horário: 2 sessões (10h00 às 13h00 ou das 15h00 às 18h00)

Local: Avenida dos Combatentes – Parque de Estacionamento (o mapa encontra-se no site das inscrições)

Público-alvo: geral

Lotação: 20 pessoas por sessão, mediante inscrição

Inscrições e informações: Pedala com a Cofidis Bilhetes, Portugal | Eventbrite

No local, haverá insufláveis de iniciação, bicicletas e outros equipamentos para um ambiente descontraído e favorável à aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas básicas de domínio da bicicleta, num perímetro delimitado, seguro e sem tráfego.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.