Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Vuelta vai ter início em Lisboa

Volta a Espanha 2024 vai ter final de etapa em Ourém com transmissão televisiva para 190 países

Chegada do pelotão da Volta a Portugal a Ourém

O Município de Ourém assegurou a presença da próxima edição da Volta a Espanha, garantindo a instalação da meta final de uma etapa na cidade-sede do Concelho.

A 18 de agosto de 2024, a 2.ª Etapa da Vuelta ligará as cidades de Cascais a Ourém, através de uma tirada que marcará para sempre a história do território oureense, pois esse será o maior evento desportivo alguma vez realizado em terras de Oureana.

A chegada da Volta a Espanha a Ourém resulta da iniciativa do Município local e decorre de longas e complexas negociações, dificultadas pelas manifestações de interesse de várias autarquias portuguesas.

“Foi uma negociação difícil, que estava assegurada há alguns meses mas só agora foi tornada pública”, confirmou Luís Miguel Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, considerando este acontecimento como “uma oportunidade única para dar a conhecer o nosso Concelho ao Mundo, tendo em conta o impacto mediático garantido através da transmissão televisiva para 190 países”.

A Vuelta é uma das maiores competições do calendário desportivo internacional, sendo um evento reconhecido pelo tremendo retorno económico que garante aos territórios por onde passa. A edição mais recente, concluída no último domingo, contou com uma caravana composta por três mil pessoas, entre ciclistas, técnicos, diretores, colaboradores, convidados e profissionais da comunicação social.

Aliás, é pela projeção mediática que este evento se torna num dos maiores acontecimentos à escala mundial. Também este ano, a Vuelta registou 1028 jornalistas acreditados para a cobertura da prova, contando com transmissão televisiva para os quatro cantos do Mundo e uma audiência estimada em dois milhões de espectadores.

Tal como aconteceu ao longo da recente passagem da Volta a Portugal por Ourém, o património local será exibido ao grande público através da transmissão televisiva, com especial ênfase para as imagens recolhidas pelos helicópteros que sobrevoam o pelotão ao longo de cada etapa.

A Vila Medieval de Ourém, a Praia Fluvial do Agroal, o Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios ou locais de culto como a Aldeia de Aljustrel e os Santuários de Fátima e de Nossa Senhora de Ortiga poderão ser projetados através da transmissão televisiva, sendo dados a conhecer a milhões de pessoas, enquanto destino turístico.

Será a segunda passagem da Vuelta por Portugal, depois da tirada inicial na edição de 1997, então realizada a partir de Lisboa, precisamente para promover a EXPO’98 à escala mundial.

Vinte e seis anos depois, a Volta a Espanha torna a sair da Capital de Portugal, contando agora com três etapas integralmente realizadas em solo português, a segunda das quais com meta final em Ourém.

“É uma grande conquista para o Município de Ourém. Talvez as pessoas não tenham ainda noção da dimensão deste evento, da projeção mediática, da audiência que nos garante a transmissão televisiva. Os oureenses vão beneficiar muito com a chegada desta etapa da Volta a Espanha, pois estamos perante uma das maiores competições desportivas a nível mundial, com um impacto económico tremendo nas economias locais. Estamos a colocar Ourém no centro Mundo!”, concluiu Luís Miguel Albuquerque.

    Fonte: HM|GIC|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.