Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Ministra da Agricultura visitou Rocha Center-Centro de Pós-Colheita e Tecnologia

“Governo Mais Próximo” visita no Bombarral o 1º centro de pós-colheita privado em Portugal

Maria do Céu Antunes na visita ao Rocha Center acompanhado por Ricardo Fernandes

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, bem como o secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, tiveram oportunidade de ficar a conhecer o Rocha Center, o primeiro centro de pós-colheita privado em Portugal que, nesta altura, conta com 17 empresas.

A visita da governante decorreu no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, onde marcaram também presença o secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, e o Diretor Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, José Lacerda Fonseca.

No Rocha Center, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, pelo executivo municipal, bem como pelos membros do Conselho de Administração do Rocha Center, do presidente da Direção da Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), Filipe Ribeiro, e de Carmo Martins, secretária-geral do COTHN – Centro Operacional e Tecnológico Hortofrutícola Nacional.

De visita ao espaço, o edil bombarralense agradeceu a disponibilidade do Governo em visitar o Concelho, nomeadamente o primeiro centro pós-colheita privado em Portugal, que, no futuro, será relocalizado para as antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho do Bombarral, cuja primeira fase está já concluída.

Maria do Céu Antunes teve oportunidade de ver o projeto das futuras instalações do Rocha Center, tecendo vários elogios ao desígnio da autarquia de aí instalar, também, a Quinta Ciência Viva da Pera Rocha, um projeto que, sublinha, “está lindamente concretizado”.

Tanto a governante como o secretário de Estado manifestaram a sua total disponibilidade em trabalhar diretamente com os produtores, no sentido de analisar alternativas de financiamento para algumas componentes de um projeto para o setor da fruticultura, que constavam de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e que não foram contempladas.

Numa altura em que o setor enfrenta algumas dificuldades, foram também transmitidas à ministra da Agricultura algumas das preocupações dos produtores, nomeadamente as quebras na produção e o fogo bacteriano.

Constituído em 2017, o Rocha Center conta, atualmente, com 17 empresas associadas que representam cerca de 80% da produção nacional de Pera Rocha do Oeste.

Houve ainda oportunidade para degustar algumas iguarias do Programa Prego Dourado, promovido pelo aspiring Geoparque Oeste.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.