Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Leiria

Praia do Pedrógão recebeu 250 mil veraneantes este verão

Praia do Pedrógão

Foram cerca de 250 mil as pessoas que, nesta época balnear, que decorreu de 10 de junho a 10 de setembro, visitaram as areias da Praia do Pedrógão, às quais se juntam as 16 mil na Lagoa da Ervedeira, que, este ano, se estreou com o estatuto de praia fluvial.

De acordo com o relatório dos Bombeiros Sapadores de Leiria sobre a Operação Praia Segura 2023, apresentado esta terça-feira, dia 19 de setembro, em reunião da Câmara Municipal, a média diária foi de 2.600 visitantes na Praia do Pedrógão e de 200 banhistas na Lagoa, tendo o máximo registado sido de 15 mil e de 500 pessoas, respetivamente.

Ao longo dos três meses, foram feitos cinco salvamentos no mar e um total de 330 assistências em ambas as praias, por diferentes motivos, com destaque para as picadas de peixe-aranha, situações de mau estar súbito, traumas e queimaduras.

Este ano, regista-se ainda a particularidade do aparecimento de exemplares da caravela portuguesa, o que levou ao aumento do número de queimaduras, principalmente no momento do puxar da rede pelos pescadores da arte xávega.

O dispositivo foi composto por 16 nadadores-salvadores (14 na Praia do Pedrógão e dois na Lagoa), apoiados por uma mota de água e um quadriciclo, para além de uma ambulância e dois elementos dos Bombeiros Sapadores de Leiria.

O vereador do Ambiente, Luís Lopes, destacou ainda as análises efetuadas às águas, cujos resultados foram todos de qualidade excelente, fazendo com que o balanço da época balnear seja extremamente positivo.

     Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.