Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

EN 8-6 liga Alcobaça à Benedita

Presidente da Câmara de Alcobaça pede urgente intervenção na Linha do Oeste e na EN 8-6

Frederico Francisco, Hermínio Rodrigues e João Galamba na futura Área de Localização Empresarial da Benedita

Aproveitando a presença do ministro das Infraestruturas, João Galamba, na apresentação da obra de beneficiação do troço do IC2 Freires-Asseiceira, realizada a 20 de setembro, num dos acessos da futura Área de Localização Empresarial da Benedita, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, apelou à necessidade urgente de intervenções na Linha do Oeste e na Estrada Nacional 8-6, a estrada estreita e sinuosa que liga Alcobaça à Benedita, com muitas curvas apertadas e poucas bermas.

“A coesão de um território passa também pelas ligações viárias. Assim, reitero junto de V. Exas. a preocupação de longa data deste Município com o estado precário da Estrada Nacional 8-6, que faz a ligação desta freguesia da Benedita, e também das freguesias de Turquel e de Évora de Alcobaça, à sede do concelho. Trata-se de uma via com um grande volume de tráfego e que não oferece as melhores condições de segurança e de circulação”, alertou o autarca.

“Há também há um investimento em particular que é fundamental para toda esta região, estou a falar da requalificação da Linha do Oeste entre as Caldas da Rainha e Leiria, com ligação a Coimbra. Com as preocupações de primeira linha com o ambiente e a redução das emissões de carbono para a atmosfera, esta requalificação tem mesmo de avançar”, apelou Hermínio Rodrigues.

João Galamba sublinhou a “importância de o Governo estar próximo das populações e de conhecer as suas necessidades e dificuldades. Não podemos fazer tudo, mas temos ao dever de trabalhar para resolver os problemas das populações locais”

A visita do ministro das Infraestruturas enquadrou-se na iniciativa Governo Mais Próximo que esta semana está mais centrada na região de Leiria, a propósito da realização do Conselho de Ministros na capital de distrito.

A obra de beneficiação do troço do IC2 Freires-Asseiceira, a cargo das Infraestruturas de Portugal, está a ser realizada longo de uma extensão de cerca de 20 km e inclui a criação de 5 rotundas.

Ministra Adjunta conheceu projeto de integração de imigrantes nas Três Torres

Também incluído no programa de visitas ministeriais na antecâmara do Conselho de Ministro, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes esteve no edifício das Três Torres (em Alfeizerão) para conhecer o projeto de acolhimento e de empregabilidade de um conjunto de imigrantes recentemente instalados no concelho de Alcobaça. O projeto está a ser trabalhado pelo Centro Cénico da Cela em parceria com o apoio do Centro Distrital de Segurança Social de Leiria e da Câmara Municipal de Alcobaça.

Hermínio Rodrigues saudou a vinda da ministra ao concelho de Alcobaça, “um território que sempre soube acolher os seus imigrantes. Além do envolvimento das entidades como Centro Cénico da Cela e da Segurança Social, o sucesso deste projeto depende também das empresas que nos têm apoiado. Para que integração destas pessoas seja o mais eficaz possível é preciso fomentar a sua autonomia através do trabalho. Isso só é possível se as empresas participarem nestas iniciativas.”

O protocolo de cooperação foi assinado no dia 18 de agosto.

Fonte: GAP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.