Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Dirigido às comunidades ciganas

Câmara Municipal de Torres Vedras assina carta de compromisso referente ao "Programa Romed"

Assinatura do contrato do “Programa ROMED”

No dia 21 de setembro foi assinada a Carta de Compromisso Referente ao Programa Romed, formalizando-se a cooperação entre Câmara Municipal de Torres Vedras e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

A 3.ª edição do “Programa ROMED”, cuja execução decorre entre fevereiro de 2023 e dezembro de 2023, tem como principal objetivo melhorar o diálogo intercultural, a qualidade e eficácia do trabalho na área da educação, saúde, emprego e mediação comunitária, tendo em vista uma melhor comunicação e cooperação entre as comunidades ciganas e as instituições públicas (escolas, municípios, hospitais, centros de saúde, instituto de emprego e formação profissional, segurança social e demais Instituições). Para esse fim, são destinatárias do “Programa ROMED” pessoas ciganas, mediadores e entidades locais.

O presidente do Conselho Diretivo do ACM, José Reis, partilhou que Torres Vedras é uma referência na implementação de políticas públicas que promovem a integração e participação das pessoas ciganas, embora existam desafios constantes e caminhos a percorrer. A presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, manifestou a disponibilidade do município para este que é um trabalho contínuo e colaborativo com todos os agentes envolvidos.

Estiveram presentes também na celebração deste compromisso: Francisco Neves – Diretor do Departamento de Apoio à Integração e Valorização da Diversidade do ACM; Emília Seabra (mediadora escolar na escola Padre Vítor Melícias), Emanuel Fernandes (presidente da Associação Intercultural e Para a Inclusão das Comunidades Ciganas – Sendas e Pontes) e Lindo Cambão.

    Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.