Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Sessão de capacitação sobre “Monitorização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Região Centro

CCDR debateu objetivos de desenvolvimento sustentável na região centro

Sede da CCDR do Centro

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Centro Comum de Investigação (CCI) da Comissão Europeia, promoveram, no dia 25 de setembro, uma sessão de capacitação sobre “Monitorização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Região Centro – Desafios e Oportunidades”. O objetivo geral deste evento, concebido como uma sessão de reforço de capacidades, é sensibilizar os atores relevantes para a importância do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aumentar as suas competências e conhecimentos sobre a monitorização do seu progresso.

Este evento insere-se no projeto-piloto “REGIONS2030: Monitoring the SDGs in the EU regions – Filling the data gaps”, financiado pelo Parlamento Europeu e desenvolvido pelo Centro Comum de Investigação (CCI) em colaboração com a DG REGIO e Eurostat.

O projeto-piloto REGIONS2030 envolveu, entre outros, 10 regiões europeias, que partilham uma forte ambição de monitorizar o cumprimento dos Objetivos de ODS, conjugando sinergias entre a monitorização dos ODS, a elaboração de políticas públicas e o desenvolvimento regional sustentável. As regiões participantes estão a trabalhar com especialistas e parceiros para desenvolver, testar e melhorar uma estrutura de indicadores para monitorizar o cumprimento dos ODS a nível regional.

O relatório da região Centro, «Monitoring the SDGs in Centro Region, Portugal», está disponível em

https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC134393 .No âmbito da monitorização dos ODS na região, o Centro pretende utilizar indicadores adicionais para refletir as suas características territoriais específicas e prioridades.

     Fonte: CCDR|Centro

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.