Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Em moção proposta pela CDU

Assembleia Municipal da Nazaré pede urgência na resolução de problemas graves na Freguesia de Valado dos Frades

Junta de Freguesia de Valado dos Frades

A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou uma moção, no dia 30 de junho, apresentada pela CDU sobre a urgência na resolução de problemas graves na Freguesia de Valado dos Frades. O texto pretende “dar voz às justas reclamações dos fregueses daquela freguesia”, pelo que os eleitos pela CDU nesta Assembleia afirmam a sua “solidariedade para com os que sentem na pele o tempo excessivo que demoram a resolver os problemas diários com que todos vêm convivendo há demasiado tempo.”

A CDU admite que foram já feitas algumas melhorias em determinadas situações que careciam de intervenção naquela freguesia, nomeadamente, “uma primeira fase de obras num terreno que permite já o estacionamento de veículos na zona central da vila, mas que ainda não está terminado, bem como a ligação, há poucos dias, da iluminação pública na Praça 25 de Abril, situação que esperavam há mais de um ano. Obras que, naturalmente, se agradecem.”

No entanto, muitas mais situações têm vindo a ser reclamadas também por esta Assembleia Municipal junto do executivo municipal e mesmo de outras entidades, porque são de muito urgente realização e de primeira necessidade à população local, como as obras na ponte sobre o Rio da Areia, uma situação que tem inviabilizado o atravessamento de veículos por interdição por motivos de segurança daquela passagem, o que se compreende, mas que não deveria demorar tanto tempo a resolver.

A CDU recorda que muitas centenas de pessoas necessitam daquele acesso no seu dia a dia para se deslocarem de e para o seu trabalho e, mais agora, em tempo de apanha de frutas. Por isso se exige, mais uma vez, uma muito urgente intervenção na ponte, para a sua rápida e segura abertura ao trânsito.

Por outro lado, fez agora um ano que aconteceu um atropelamento mortal na Estrada Nacional 8-5, também identificada como Avenida da Nazaré, em Valado dos Frades, e fez também um ano que a CDU apresentou nesta Assembleia uma primeira moção a exigir que se procedesse à colocação de limitadores de velocidade e de sinalização de passadeiras para peões de forma mais visível para evitar novas tragédias, pois já são várias as ali ocorridas.

Para a CDU, “é muito tempo para resolver um assunto tão urgente para a população. Por isso, voltam a exigir a quem tem a responsabilidade pela manutenção daquele troço de estrada, que ali seja efetuada a intervenção necessária à salvaguarda da vida e bens dos utilizadores daquela rodovia.”

A piscina do Centro Escolar do Valado dos Frades foi encerrada em junho para intervenção de manutenção daquele equipamento, não se conhecendo o espaço temporal em que tal irá acontecer. Ainda assim, a CDU exige que o executivo municipal informe convenientemente a Junta de Freguesia e a população local, de como irá proceder para que as crianças e restantes utilizadores frequentes daquele equipamento saibam como e onde poderão usufruir das aulas de natação e outras atividades aquáticas praticadas naquele equipamento.

Por fim, mas não menos importante, o Parque Infantil de Valado dos Frades foi encerado há um ano impedindo a sua utilização pelas crianças daquela freguesia, mas não só. Por isso, a CDU exige, mais uma vez, a instalação de um parque infantil naquela freguesia, pelo menos um igual aos que se encontram nos restantes lugares do concelho.

Para a CDU, a população não compreenderá mais atrasos, dada a modéstia do investimento, admitindo novas formas de luta até obtenção dos resultados pretendidos, isto caso não se alcancem desenvolvimentos rápidos.

A moção aprovada foi enviada ao executivo da Câmara Municipal da Nazaré, ao executivo da Junta de Freguesia de Valado dos Frades, à Assembleia de Freguesia de Valado dos Frades, à comunicação social local e regional e publicitada na página na Internet e nas redes sociais da Câmara Municipal da Nazaré.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.