Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Face ao número de pedidos de recusa de trabalho extraordinário

Hospital de Santarém suspende atividade adicional mas mantém cirurgias já agendadas

Hospital Distrital de Santarém

Face às notícias veiculadas pela comunicação social que erroneamente interpretou como um comunicado uma deliberação interna sobre a suspensão da atividade adicional no Hospital Distrital de Santarém, o Conselho de Administração, esclarece que o Hospital só recorre à realização de atividade adicional, quando existe lista de espera que assim o justifique, o que não é o caso relativamente à especialidade de cirurgia geral que tem a sua lista controlada, fruto do esforço dos cirurgiões da instituição e do protocolo com entidade externa como forma de garantir a assistência a todos os utentes.

O Hospital Distrital de Santarém garante, de igual forma, a assistência aos utentes que necessitam de cirurgias, dado que os cirurgiões continuarão a efetuar todas as cirurgias programadas no seu horário normal de trabalho, estando também garantida a realização de todas as cirurgias que à data já se encontrem agendadas.

Os tempos operatórios previstos para atividade adicional da especialidade de cirurgia geral reverterão assim a favor de outras especialidades com maior lista de espera e, neste contexto, a atividade cirúrgica manter-se-á de igual modo no Hospital.

Esta medida visa minimizar mais um fator que sobrecarrega o horário dos médicos, fora do seu horário normal de trabalho. Face ao número de pedidos de recusa de trabalho extraordinário, sinónimo do desgaste a que estes profissionais estão sujeitos,  o Conselho de Administração considerou adequado não sobrecarregar com mais esta forma de trabalho extraordinário os médicos da cirurgia geral.

Neste momento, a preocupação do Conselho de Administração é envidar todos os esforços que minimizem a sobrecarga destes profissionais e garantir mecanismos alternativos à recusa das horas extraordinárias que coloquem em causa a assistência no serviço de urgência, sendo esta a grande prioridade.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.