Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Mulheres Socialistas de Leiria congratulam-se com decisão do Governo

Preços das portagens da A13 e A23 vão descer 30%

Mulheres Socialistas de Leiria com a direção da Bancada do PS no Parlamento

A Federação Distrital de Leiria das Mulheres Socialistas congratulou-se, no dia 29 de setembro, pela descida de 30% no preço das portagens da A13, uma autoestrada que atravessa o distrito de Leiria.

O decreto-lei que procede à criação de “um regime de redução no valor das taxas de portagens cobradas aos utilizadores nos lanços e sublanços das autoestradas com sistemas de portagem exclusivamente eletrónicos dos territórios do interior do país, bem como naqueles onde não existem vias alternativas ou as existentes não permitem um uso em qualidade e segurança”, foi aprovado esta quinta-feira, 28 de setembro, como refere o Conselho de Ministros em comunicado.

A decisão era há muito defendida pela Federação Distrital de Leiria das Mulheres Socialistas, pelos deputados eleitos pelo distrito e autarcas da região. A descida de preços pretende repor a justiça territorial no interior já que nestes territórios a população não tem vias alternativas ou transportes públicos que assegurar este percurso.

“Congratulamo-nos por este desconto que vai ter um impacto muito significativo na vida das pessoas e dos Empresários da Região”, sublinha Cláudia Avelar em comunicado, ex deputada do PS e Presidente da Federação Distrital de Leiria das Mulheres Socialistas- Igualdade e Direitos.

Considerando os valores base de 2011, quando as ex-SCUT começaram a ser portajadas, estes descontos representarão uma redução de 50% para 65%.

A medida do Governo aplica-se ainda às autoestradas A23, IP e Beira Interior (entre Torres Novas e a Guarda), A24 (Interior Norte), A25 (Beiras Litoral e Alta) e A22 no Algarve (Via do Infante/ Algarve).

Os descontos deverão entrar em vigor em janeiro de 2024 e aplicam-se aos veículos de classe 1, 2, 3 e 4.

De realçar que, esta decisão vai ao encontro da reivindicação que a Federação Distrital de Leiria das Mulheres Socialistas, apresentou junto das propostas para orçamento de estado para 2024 na visita à Assembleia da República, aquando da sua reunião com os deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria e pelo Líder da Bancada do PS.

    Fonte: FDMS|Leiria

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.