Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Pedro Pimpão exige reforço de médicos nas freguesias e unidades de saúde 

Autarca de Pombal alerta no Congresso da ANMP ter 17 mil utentes sem médico de família

Intervenção de Pedro Pimpão no Congresso da ANMP

O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, exige o reforço de médicos nas freguesias e unidades de saúde, tendo apelado ao aumento do investimento nacional no sector da saúde.  Pedro Pimpão discursava perante o Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, que decorreu no dia 30 de setembro, no Seixal.

O autarca referiu, que o assunto que mais preocupa os cidadãos portugueses é a saúde e que os autarcas, com cada um dos seus exemplos locais, não podem deixar de ser solidários com as suas populações na justa reivindicação de mais e melhor prestação de cuidados de saúde.

Pedro Pimpão salientou que só no concelho de Pombal, num território com 51 mil habitantes, existem cerca de 17 mil utentes sem médico de família, o que considera ser um número gritante e deveras preocupante.

No que respeita ao balanço do processo de descentralização de competências, o presidente da Câmara referiu que se trata de uma alta transferência de responsabilidades e uma baixa transferência de verba para os municípios, que têm que canalizar verbas dos seus parcos orçamentos para colmatar o défice de financiamento das novas responsabilidades.

Referindo-se à educação, o edil lamentou o atraso do compromisso que o Governo assumiu com as autarquias que iria custear a 100% o financiamento das escolas que passaram para as suas responsabilidades, sendo que, estando a meio dos mandatos autárquicos, infelizmente, não havendo ainda avisos de financiamento abertos, nenhum autarca vai poder concretizar (neste mandato) essas obras, por inércia do Governo que ainda não concretizou o compromisso que assumiu com as autarquias locais há mais de um ano.

Pedro Pimpão centrou, contudo, a sua intervenção na sua maior preocupação e que se prende com a área da saúde, onde as coisas estão muito pior, como se pode constatar em cada um dos territórios dos autarcas presentes, referindo que se queremos melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, como fator de atratividade das nossas comunidades, temos que exigir mais e melhores cuidados de saúde.

Para o edil, precisamos urgentemente de mais profissionais de saúde nas nossas freguesias, elemento fundamental para a coesão territorial, sendo urgente avançar com a reorganização (eficaz) da rede de cuidados saúde primários, com o aumento da capacidade de resposta das nossas unidades hospitalares e com o reforço de médicos nas nossas unidades de saúde e nas nossas freguesias.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal apelou, assim, aos órgãos nacionais da ANMP que, juntos, possam exigir aos nossos governantes e a quem tem responsabilidade sectorial nesta matéria, para que haja real investimento e uma aposta forte na melhoria da prestação dos cuidados de saúde à nossa população que são a razão de ser da nossa missão.

    Fonte: OC|GC|CMP 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.