Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Nova área integrada no Serviço de Sangue localiza-se no Hospital de Santo André

Centro Hospitalar de Leiria abre Unidade Funcional de Hematologia

Hospital de Santo André

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) abriu no dia 1 de outubro a Unidade Funcional de Hematologia, integrada no Serviço de Sangue, que visa responder às necessidades específicas dos doentes hematológicos e hemato-oncológicos. A nova área localiza-se no piso 02 no Hospital de Dia Polivalente do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, e conta com duas assistentes hospitalares de Hematologia Clínica e o apoio de profissionais de enfermagem, assistentes operacionais e assistentes técnicas.

A Hematologia Clínica é uma especialidade com elevado nível de diferenciação, tanto no diagnóstico como na terapêutica. A Unidade tem como principais finalidades prestar cuidados de excelência e tratamentos avançados na área de hemato-oncologia, fomentar a autonomia e a qualidade de vida dos doentes hematológicos e promover o acesso atempado com redução do tempo de espera para a Consulta Externa e tratamentos em Hospital de Dia de Hematologia e Hemato-oncologia.

À Unidade Funcional de Hematologia compete realizar a triagem da consulta de Hematologia Clínica e de Hemato-Oncologia, fazer o diagnóstico e tratamento de doentes adultos com patologias hematológicas benignas, com exceção da patologia congénita do glóbulo vermelho, bem como o diagnóstico e tratamento de doentes adultos com patologia hemato-oncológica.

«O aumento crescente da complexidade de casos, os avanços tecnológicos nos diagnósticos destas doenças, associado ao aumento da expectativa de vida desta população exige uma célere resposta desta especialidade médica, quer a nível diagnóstico, quer a nível terapêutico para definir e implementar o melhor tratamento», explica Raquel Lopes, assistente hospitalar de Hematologia Clínica e coordenadora da Unidade Funcional de Hematologia. «Os tratamentos mais recentes deixam a esperança da possibilidade de cura em alguns doentes, nomeadamente com a utilização de imunoterapia e/ou quimioterapia, em associação com a transplantação de medula óssea.»

A atividade diária da Unidade é feita em articulação com as áreas da Nutrição e Dietética, Farmácia, Serviço de Urgência, Serviço Social, Internamento e serviços laboratoriais, e as especialidades de Medicina Interna, Cuidados Paliativos, Cirurgia Geral, Radiologia, Ortopedia e Medicina Física e de Reabilitação.

«A equipa da nova Unidade Funcional de Hematologia compromete-se a alcançar uma cuidada preparação técnico-científica e empenhar-se em prestar um serviço de qualidade e rentabilizar ao máximo os recursos de que dispõe», assume Raquel Lopes.

A incidência e a prevalência das doenças hematológicas e, em particular, das doenças hemato-oncológicas têm vindo a crescer, não só em Portugal, mas também a nível mundial. A patologia hemato-oncológica, cuja incidência aumenta com a idade, tem vindo progressivamente a subir, em parte como consequência deste envelhecimento da população. Os Linfomas não Hodgkin constituem os tumores hematológicos mais frequentemente diagnosticados e uma das neoplasias mais comuns.

      Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.