Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Iniciativa tem duração de três meses

Projeto-piloto disponibiliza 90 trotinetas elétricas na cidade de Torres Vedras

Trotinetas numa das ciclovias da cidade

Foram disponibilizadas 90 trotinetas elétricas na cidade de Torres Vedras, no âmbito de um projeto-piloto que terá a duração de três meses. A introdução destes de veículos de micromobilidade, com 30 pontos de estacionamento, resultou de uma parceria entre a Câmara Municipal de Torres Vedras e a Bolt.

As trotinetas estão equipadas com funcionalidades que priorizam a segurança e bem-estar, tanto dos seus utilizadores como dos transeuntes. Para além da delimitação dos locais de estacionamento, onde os utilizadores estão autorizados a iniciar e terminar as viagens, dispõem de um sistema inteligente de verificação de estacionamento apropriado. Durante o período noturno, é ativado um teste de reação cognitiva para avaliar a possível ingestão de bebidas alcoólicas.

As trotinetas têm um limite de velocidade de 20 km/h e dispõem de “Modo Iniciante” que reduz esse limite para 15 km/h. Em Torres Vedras, existem quatro áreas de velocidade reduzida, onde automaticamente as trotinetas só podem circular no máximo a 15 km/h. Estas áreas são o Centro Histórico e junto às escolas Secundária Henriques Nogueira, Secundária Madeira Torres e Básica de São Gonçalo.

Este projeto-piloto, suportado financeiramente pela Bolt, tem como objetivo avaliar a viabilidade da implementação de um sistema de trotinetas elétricas a longo prazo. A continuidade deste projeto depende, em grande medida, da boa utilização destes equipamentos e do cumprimento das regras de segurança:

Use capacete – Recomenda-se o uso do capacete durante a viagem.

Mantenha-se alerta – Observe bem o trânsito à sua volta e arranque devagar.

Se beber, não conduza – Nunca conduza sob o efeito de álcool ou drogas.

Respeite as regras de trânsito – Siga os sinais de trânsito ao andar de trotineta. Respeita os outros transeuntes.

Não conduza no passeio – Não ande no passeio, utilize as ciclovias sempre que for possível. Dê prioridade aos peões.

Uma pessoa por trotineta – Não corra riscos desnecessários, conduza sempre sozinho

Estacione de forma responsável – Deixe a trotineta nas áreas de estacionamento.

Não bloqueie zonas de passagem – Não bloqueie passeios ou paragens de autocarros e não amontoe trotinetas nos estacionamentos para bicicletas.

Estacione na vertical – Utilize sempre o descanso.

     Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.