Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

No convento de Cristo

Tomar celebra 500 anos da “Farsa de Inês Pereira” com exposição de artes plásticas

Inauguração da exposição de Débora Pax

Foi em 1523 que a “Farsa de Inês Pereira”, um dos textos teatrais mais importantes de Gil Vicente, foi representado pela primeira vez. Local: o Convento de Cristo, em Tomar, onde o rei D. João III então se encontrava.

Exatamente quinhentos anos depois, Tomar celebrou esta efeméride com a abertura de uma exposição de artes plásticas. Intitulada “Inês Farsola”, reúne um conjunto de 26 peças, de técnicas e materiais diversos, que abordam, de forma sequencial, o texto vicentino, mas refletem também sobre o autor e os meandros da representação original.

Pintura da exposição

A autora é Débora Pax, pseudónimo artístico de Débora de Andrade Macedo, nascida no Porto em 1980 e que desde 2018 abraçou em pleno o desafio criativo, tendo vindo a partir de então a assinalar as suas exposições com a referência PAX, neste caso PAX.04.

A mostra, que conta com o alto patrocínio do presidente da República, vai estar patente no Complexo Cultural da Levada (sala multiusos, com entrada pela Central Elétrica) até 22 de outubro, de quarta a sexta-feira entre as 14 e as 17 horas e ao sábado e domingo das 10 às 12 e das 14 às 17 horas. Seguirá depois para a Assembleia da República, onde ficará em exposição antes de uma itinerância por vários pontos do país.

Fonte: GC|CMT

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.