Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Evento registou público dos quatro cantos do globo via Live Stream

Leiria Sobre Rodas recebeu mais de 70 mil visitantes

Protótipo de carro de Fórmula 1 do Politécnico de Leiria  (Foto: Rui Miguel Pedrosa / Município de Leiria)

Numa edição marcada pelo calor, o público não faltou à chamada e foram mais de 70.000 pessoas aquelas que não perderam a oportunidade de viver de perto a atmosfera do evento organizado pela Câmara Municipal de Leiria, numa edição que foi reduzida de 4 para 3 dias. Estiveram mais de 30 marcas e concessionários representados e uma dezena de concentrações de clubes nacionais.

Segundo a organização, a celebração do 10.º aniversário do Leiria Sobre Rodas foi um sucesso. De Leiria para o Mundo, o rugido dos motores foi o chamariz para que os leirienses e milhares de visitantes não perdessem pitada do evento, desde a componente desportiva até às exposições temáticas, passeios e gincana.

Se a vertente cronometrada coroou o britânico Kris Meeke como vencedor do Leiria Rally2 Gold Challenge e Gonçalo Henriques na competição dedicada a viaturas Rally4, a verdade é que foram muitos mais os que tanto na competição relativa 7.º CIR S Leiria Motorshow, como é o caso de Jorge Batista em Peugeot 205 que venceu nos Clássicos, Gustavo Gama (Mazda MX5), venceu nos desportivos e José Lopes levou a melhor nos protótipos, ao volante de um Suzuki Kartcross.

No Electric Challenge, Paulo Grosso, ao volante de um Peugeot e-208 levou a melhor, acabando por fazer as delícias dos milhares que se reuniram nas imediações do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.

No entanto, nem só de competições contra o relógio se tratou o cada vez mais amado Leiria Sobre Rodas. Na vertente dos passeios, foram as Motorizadas Antigas quem acabou por juntar o maior número de participantes (260), logo seguido do Passeio de Vespas que juntou 250 participantes.

O Passeio de Clássicos juntou 40 participantes, com viaturas das décadas de 40 a 80, já o passeio Harley-Davidson juntou um total de 70 motas. O Passeio de Bicicletas antigas foi um sucesso reunindo mais de 160 velocípedes, enquanto o passeio Mini-Honda contou com mais de 40 participantes.

Já no que toca a exposições, os superdesportivos continuam a ser uma verdadeira atração, e a presença de um LaFerrari do Ferrari Owners Club acabou por se destacar, num evento onde estiveram expostas verdadeiras máquinas, como é o caso das três viaturas originais DTM.

Para terminar o resumo de um fim de semana de paixão motorizada para toda a família, destaque para o revivalismo que foi assistir à conversa sobre Formula 1 entre João Carlos Costa e Pedro Lamy. As diferentes tertúlias (Ralis, Todo-o-Terreno e Montanha) foram um sucesso, com muito público a dirigir-se ao local para escutar as vozes dos experientes pilotos que compunham o painel, entre os quais François Delecour, Adruzilo Lopes, Miguel Barbosa, João Ferreira, Armindo Araújo, Gabriela Correia ou Vítor Pascoal. Um último destaque também para a presença do camião Iveco de Gerard de Rooy, que trouxe a Leiria o paixão do Dakar.

Enchente prova a importância do evento para a Região

Concentração de clássicos de duas rodas (Foto: Rui Miguel Pedrosa / Município de Leiria)

O Leiria Sobre Rodas ultrapassou os limites do concelho de Leiria, espalhando-se rapidamente pelo Mundo. Prova disso são os dados obtidos das visualizações do Live Stream do evento, que registam público dos quatro cantos do globo. As atrações gratuitas e os espaços dedicados aos mais jovens foram também elas um sucesso, prova que o Leiria Sobre Rodas é um evento para todos.

“O Leiria Sobre Rodas voltou a ser um grande sucesso, mostrando uma vez mais a importância que o setor automóvel representa para a economia da nossa região. O número de visitantes não deixa dúvidas relativamente à adesão da região a esta iniciativa, que pretendemos continuar a melhorar de ano para ano, continuando a apostar num conjunto de eventos que alcancem diferentes públicos, reforçando um cartaz desportivo e cultural muito eclético”, referiu Gonçalo Lopes, presidente do Município de Leiria.

     Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.