Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Nazaré e Niterói iniciam trabalho de troca de experiências nos desportos de mar

Ondas da Praia do Norte no Museu de Arte Contemporânea de Niterói marcam arranque de acordo de geminação

Walter Chicharro na visita ao Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, Brasil, é, desde o dia 30 de setembro, a nova montra das Ondas Grandes da Praia do Norte, da Nazaré, com a exposição de Ricardo Bravo, que já passou pelo aeroporto de Lisboa, integrada no projeto Arte Box, que visa promover a internacionalização de trabalhos de artistas portugueses.

A exposição, que marca o início do intercâmbio cultural com a Nazaré, estará no MAC até ao dia 15 de outubro, e até o final do ano na Cúpula do Caminho Niemeyer e na Reserva Cultural.

“Temos uma sinergia bem clara e objetiva com a Nazaré e isso está cada vez mais evidente desde que nos tornamos cidades irmãs, em março. Essa parceria se dá na área da economia, meio ambiente, desportos e também na cultura.

Niterói e Nazaré têm muito em comum e até diferenças que se atraem. Por isso, esse intercâmbio na área da cultura que começa a ser feito a partir desta exposição”, explica o prefeito daquela cidade brasileira, Axel Grael, ao jornal O São Gonçalo.

O desporto, sobretudo relativo a atividades de mar e ondas grandes é outra das áreas que ambos os Municípios pretendem dinamizar a curto prazo.

A praia de Itacoatiara, em Niterói (Estado do Rio de Janeiro), é conhecida pela sua beleza, pelas condições de mar para principiantes no surf (Itacoá), pela segurança das águas para famílias com crianças que procuram sol e mar (Prainha) e pelas grandes ondas, mais perigosas, e que fazem a delícia dos surfistas profissionais.

O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, acompanhado pelo vereador com o Pelouro da Cultura e do Desporto, Manuel Sequeira, e do coordenador da equipa de Segurança a surfistas na Praia do Norte (Nazaré), que estiveram presentes na inauguração da Exposição de Ricardo Bravo no MAC, participaram, ainda, num Seminário dedicado às ondas gigantes em que Paulo Salvador apresentou o dispositivo de inverno da Nazaré aos congéneres do dispositivo de Itacoatiara.

Para acompanhar os atletas e lhes dar apoio em dias de ação, o Município da Nazaré criou o Plano de Segurança, em conjunto com o CDAN – Clube de Desportos Alternativos da Nazaré e Capitania da Nazaré, destinado a garantir a segurança dos que se deslocam à praia do Norte.

Para uma situação de nível verde, que representa um dia de ondulação até aos 5 metros ou baixo risco, não haverá dispositivo acionado, cenário que muda se o nível subir a amarelo, estipulado para dias que registem uma ondulação entre os 5 e os 10 metros ou médio risco, para os quais o sistema de segurança afeta dois vigilantes com o apoio de um Buggy para vigiar a área onde costuma decorrer ação no mar.

Já para os dias de ondulação grande, repartidos entre os níveis laranja (com ondas entre os 10 e os 15 metros ou muito risco) e vermelho (para dias de ondas gigantes, com uma altura superior aos 15 metros ou bastante risco), será acionado um dispositivo musculado, que inclui bombeiros, nadadores-salvadores, trator e equipa médica (nível vermelho).

“Serviu, essencialmente, para passar a experiência da Nazaré em dias de ondas gigantes, contribuindo para a formação da equipa de Itacoatiara, com a explicação do nosso Plano para a Praia do Norte, em dias de ação, e debater novas formas de cooperação que podem, eventualmente, passar pela organização de um evento conjunto de surf”, explicou Manuel Sequeira.

Sobre a exposição das ondas grandes da Praia do Norte

Ricardo Bravo nasceu em Lisboa, em 1975, onde viveu até aos trinta anos. Atualmente trabalha e reside em Paço de Arcos, Oeiras, onde tem o seu estúdio de fotografia, a poucos minutos do Tejo e do Atlântico.

Depois de estudar fotografia, durante cinco anos, e fazer breves passagens por estúdios de fotografia, abraçou a vida de freelancer na área da fotografia de surf e de mar.

Colaborou com as principais revistas e sites a nível nacional e internacional, onde também assinou artigos de forma regular e assumiu o cargo de editor. A costa portuguesa é o seu destino de eleição, mas já correu o mundo à procura das melhores ondas para fotografar, passando pelo Havai, Austrália, Chile, Brasil, Peru, Indonésia, Maldivas, Marrocos e tantos outros destinos.

Entre revistas e marcas com que tem trabalhado ao longo de vinte cinco anos de carreira, destacam-se a Surf Portugal, Surf Europe, Quiksilver, Canon, Red Bull, Meo, Torq Surfboards. Mantém, literalmente, o foco no mar, embora também desenvolva trabalho na área da fotografia e vídeo de arquitetura, interiores, retrato, eventos e automóveis.

Na abertura do evento estiveram várias personalidades ligadas às artes e cultura brasileiras, a convite de Nicolas Martin Ferreira, curador da exposição, entre as quais a atriz Letícia Spiller, conhecida pelos trabalhos desenvolvidos em variadas áreas do entretenimento, sobretudo na televisão, e vencedora de vários prémios.

     Fonte: SM|GCI|CMN

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.