Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Com a requalificação da Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira

Município de Abrantes investe mais de 12,8 milhões de euros no ano letivo 2023/2024

Cartaz

Reforçando o seu posicionamento como um concelho educador, promotor de igualdade de direitos e oportunidades no acesso e sucesso educativo, a Câmara Municipal de Abrantes irá investir mais de 12,8 milhões de euros no ano letivo 2023/2024. Oferta de transportes escolares, atividades de animação e enriquecimento curricular são algumas das medidas que contribuem para promover a inclusão e apoiar as famílias abrantinas, num ano letivo que fica marcado pela conclusão da requalificação da Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira e pelo crescimento do número de alunos no ensino pré-escolar.

O investimento é distribuído entre as áreas de “Apoio às Famílias”, com um montante de 2,1 milhões de euros, “Desenvolvimento do Parque Escolar”, com um total de 7,2 milhões de euros, e “Gestão do Parque Escolar, Recursos e Projeto Educativo”, que conta com um investimento de 3,5 milhões de euros nas 18 instituições de ensino público do pré-escolar ao secundário do concelho.

Apoios às famílias

No apoio às famílias, dada a vasta extensão territorial do concelho de Abrantes, o Município investe mais de 550 mil euros no transporte gratuito escolar para alunos da educação pré-escolar ao ensino secundário que residam a mais de 3 km de distância do estabelecimento de ensino que frequentam, bem como para alunos com dificuldade de locomoção.

Em refeições escolares o município investe cerca de 1,2 milhões de euros assegurando uma alimentação equilibrada e adequada às necessidades da população escolar. Diariamente são servidas cerca de 2.340 refeições a alunos do pré-escolar até ao ensino secundário, com base nas ementas do Projeto Municipal «Alimentação + Saudável», definidas sob supervisão de uma nutricionista. Paralelamente, manter-se-á a distribuição gratuita fruta e leite, em todas as Escolas Básicas e Jardins de Infância públicos do concelho.

Relativamente às atividades de animação e enriquecimento curricular, Abrantes garante de forma gratuita a realização de AAAF – Atividades de Animação e Apoio à família no Pré-Escolar, que têm como objetivo proporcionar às crianças um tempo de atividade lúdica e criativa e, ao mesmo tempo salvaguardar o seu direito ao brincar, ao tempo livre e lazer, à participação e tomada de decisão. Do mesmo modo, são concretizadas gratuitamente para todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico as AEC – Atividades de enriquecimento curricular, com o objetivo de complementar a formação dos alunos em todos os estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo do concelho. No total, estas atividades representam um investimento municipal superior a 291 mil euros.

O Município de Abrantes continuará em 2023/2024 a atribuir auxílios económicos para refeições e aquisição de material escolar para os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e jardins de infância, assim como prémios de mérito e bolsas de estudo, totalizando cerca de 74 mil euros.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, reafirma “o compromisso do Município em continuar a investir em defesa de uma escola pública de qualidade para todos, promotora de igualdade de oportunidades para que os nossos jovens possam concretizar os seus sonhos, independentemente das circunstâncias financeiras das suas famílias”.

Desenvolvimento do Parque Escolar

Para este ano letivo está prevista a conclusão da requalificação da Escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira, em Tramagal, num investimento total de um milhão de euros. De forma provisória, e enquanto a obra decorre, as atividades letivas decorrerão na EB de Tramagal (5º ano), Junta Freguesia de Tramagal (cursos profissionais) e sede da ARTRAM (6º, 7º, 8º e 9º anos).

Também durante este ano letivo, serão lançados os concursos públicos para a concretização de novos equipamentos educativos no concelho, nomeadamente a nova Creche Municipal e a nova Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, com investimentos previstos de 2,2 milhões de euros e de 4 milhões de euros, respetivamente.

 Manuel Jorge Valamatos, mostra-se confiante que “Abrantes tem já hoje um dos melhores parques escolares do país, reforçado no ano letivo passado com as novas Escolas Básicas de Alvega e o novo Centro Escolar Maria de Lourdes Pintasilgo, onde investimos cerca de 4 milhões de euros. Para este ano letivo, iremos concluir a requalificação da Escola Octávio Duarte Ferreira e lançaremos os concursos para a nossa Creche Municipal e para a nova Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, dois sonhos antigos da nossa comunidade”.

No ano letivo 2023/2024, estão matriculados 3840 alunos do pré-escolar ao ensino profissional, dos quais 304 são estrangeiros. Por outro lado, no ensino superior, a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, apesar do processo de matrículas estar ainda em curso, conta já com mais de 400 alunos matriculados, que se juntarão aos cerca de 150 alunos esperados para a Universidade Aberta de Abrantes.

Manuel Jorge Valamatos, edil abrantino, mostra-se otimista em relação ao número de alunos matriculados que se encontra “dentro dos números alcançados no ano letivo passado, mas com a particularidade de termos vindo a assistir a um crescimento acentuado no número de crianças no pré-escolar com um crescimento acumulado nos últimos 5 anos de 28%, o que nos enche de otimismo para continuarmos a ser um concelho cada vez mais atrativo para as jovens famílias”.

O ano letivo em Abrantes começou a 13 de setembro e terminará em finais de julho de 2024.

      Fonte: DC|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.