Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Verba municipal passou de 50 mil euros para 220 mil euros

Câmara de Alcobaça alargou acesso a bolsas de estudo de 50 para quase 200 alunos mas PS quer incluir alunos TeSP

Reunião da Câmara Municipal de Alcobaça

O não acesso dos alunos dos Cursos Técnicos superiores Profissionais (TeSP) a bolsas de estudo no ano letivo 2023/2024 foi o principal ponto de fricção entre os vereadores do PS e o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça (PSD). Liliana Vitorino (PS) trouxe o assunto à reunião de Câmara de 11 de setembro, mas não teve a concordância do presidente Hermínio Rodrigues, que alegou o grande aumento da verba atribuída a bolsas de estudo já verificado este ano, não se manifestando disponível para pôr em causa o equilíbrio das contas municipais com esta alteração de última hora.

Hermínio Rodrigues revelou que o número de alunos contemplados com bolsa de estudo no concelho de Alcobaça passou de 50 alunos para quase 200 e que a verba alocada a esta rubrica passou de 50 mil euros para 220 mil euros. Além disso, anunciou que o pagamento das bolsas será este ano antecipado para novembro.

Contudo, Carlos Guerra (PS) não aceitou o argumento, considerando tratar-se apenas de um aumento de 25 mil euros, o custo de um evento de pequena dimensão. Hermínio Rodrigues, contudo, manteve a sua posição, manifestando apenas abertura para abrir o leque de contemplados com bolsa no próximo ano letivo, após proceder à inventariação do número de alunos TeSP do concelho a frequentar cursos superiores profissionais.

Hermínio Rodrigues anunciou que a futura Unidade de Saúde Local de Leiria irá englobar o concelho de Alcobaça e que a sua inauguração terá lugar com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro. O edil informou que o concelho tem um razoável número de médicos distribuídos pelas Unidades de Saúde Familiar, sendo agora o problema a falta de funcionários administrativos, o que tem impedido a abertura de extensões de saúde em algumas freguesias.

Em resposta a Carlos Guerra, que recordou que a Nazaré inaugurou recentemente uma estátua numa rotunda em homenagem à mulher Nazarena, Hermínio Rodrigues informou que também haverá arte pública nas novas rotundas do IC2, na Benedita, estando os projetos concluídos, pelo que virão brevemente a reunião de Câmara, para aprovação.

Hermínio Rodrigues agradeceu a Vitorino Cruz e à empresa Benecar, da Benedita, terem organizado recentemente o passeio de clássicos ao Mosteiro de Alcobaça.

Liliana Vitorino (PS) sugeriu a criação de um cartão Alcobaça Jovem, com acesso a descontos em estabelecimentos comerciais do concelho. Hermínio Rodrigues contrapôs, sugerindo a criação de um Cartão do Município de Alcobaça.

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça informou ainda ter convidado o primeiro-ministro para a inauguração do Centro Escolar de Alfeizerão e convidado os ministros da Economia, António Costa Silva e do Ambiente, Duarte Cordeiro, a visitar Alcobaça.

Mário Lopes

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.