Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Com João Pedro Pais, “The Lucky Duckies” e a Orquestra Ligeira do Exército

Cadaval recebe 24.ª Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve de 14 a 22 de outubro

Público das Adiafas

O Cadaval prepara-se para receber a 24.ª edição da Festa das Adiafas, na qual se insere o XX Festival Nacional do Vinho Leve. De 14 a 22 de outubro, o Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa voltará a receber o evento que celebra o final das colheitas e no qual não faltará animação musical, atividades equestres, gastronomia, espaços de conversa sobre o setor produtivo e artesanato, com um total de 47 expositores. O Concurso de Vinhos Leves de Lisboa e a eleição da Rainha das Adiafas 2023 também voltam a ser parte integrante da programação desta edição, que terá entradas livres.

Apesar da finalidade do evento ser a celebração do final das colheitas, de um modo geral, é inegável que o destaque para a Pera Rocha do Oeste e Vinho Leve da Região de Lisboa, sendo o Cadaval o principal produtor e exportador de Pera Rocha, destacando-se também como líder no que se refere à produção deste vinho de características peculiares – o Vinho Leve.

Numa breve análise à animação musical programada, o vice-presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Ricardo Pinteus, destaca as atuações de segunda, terça e quarta-feira, dias 16, 17 e 18, com as atuações de João Pedro Pais, “The Lucky Duckies” e a Orquestra Ligeira do Exército, respetivamente. «Não é por acaso que a aposta em nomes mais sonantes se dirigiu às noites de segunda, terça e quarta-feira. São os dias em que esperaríamos alguma quebra de afluência», mas com as atrações musicais escolhidas, a autarquia almeja manter ‘casa cheia’ durante os nove dias de festa.

«Aquilo que se espera é que, durante esta semana com dois fins de semana, haja sempre aqui um leque de atividades que mantenha as pessoas ocupadas e que permita momentos de convívio e refeição», salientou o autarca.

Ano após ano, a autarquia tem-se deparado com a adversidade da falta de espaço. Como tal, os expositores do XX Festival Nacional do Vinho Leve estarão localizados numa tenda à parte, situação que se espera que seja temporária. Segundo Ricardo Pinteus, «este ano a entrada do certame será feita por essa tenda, onde estarão expostos os Vinhos Leves, que achamos que deve ser sempre a entrada do certame». Desse modo, a autarquia pretende facilitar a circulação dos visitantes por todo o espaço do evento.

Para além dos já referidos destaques, é também de salientar a eleição da Rainha das Adiafas 2023, que contará com a apresentação do cadavalense Duarte Siopa, na companhia de Joana Alvarenga, tendo início marcado para as 21h30 de 22 de outubro, derradeira noite da presente edição da Festa das Adiafas. Recorde-se que, anteriormente, o concurso era designado de Miss Adiafas. No entanto, com o objetivo de aproximação ao concurso nacional da Rainha das Vindimas e à tradicional eleição da Rainha das Vindimas do Cadaval, o nome do concurso foi alterado nesta edição para “Rainha das Adiafas”.

No primeiro dia do evento, 14 de outubro, pelas 12h00, será dada a abertura do espaço de restaurantes e tasquinhas da festa, onde treze associações do concelho irão garantir o serviço de refeições. No entanto, a Inauguração Oficial do Certame está agendada para as 16h30, contando com a sonoridade da Fanfarra da Associação Humanitária do Bombeiros Voluntários do Cadaval.

Site oficial do evento: https://festadasadiafas.pt/

      Fonte: EGC|SCRP|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.