Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

João Moura, Isaura Morais e Inês Barroso estiveram em Torres Novas

Deputados do PSD visitam Nersant e debatem desenvolvimento empresarial da região de Santarém

Delegação do PSD com a Direção da Nersant

Os deputados do PSD à Assembleia da República pelo distrito de Santarém, João Moura, Isaura Morais e Inês Barroso, visitaram na manhã do dia 2 de outubro a Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, para debater e analisar estratégias de cooperação em prol do desenvolvimento regional.

No encontro, os deputados foram recebidos pelo presidente e vice-presidente da Direção, António Pedroso Leal e Rui Serrano, que elencaram algumas preocupações, anseios e desafios da região, aproveitando a vinda da delegação do PSD para analisar as temáticas e dar voz às empresas da região junto do Governo.

Apesar da recente redução de custos nas portagens da A23, a Nersant alertou a delegação de que os custos com os transportes / deslocações continuam a preocupar os empresários e que a conclusão do IC3 e da construção de uma nova ponte sobre o Tejo na Chamusca seria importante não só para atrair investimento para aquela região, bem como para afastar a passagem de resíduos que vão para o Ecoparque do Relvão, do centro das vilas.

Listou ainda o atraso nos pagamentos às empresas do PRR como um entrave ao desenvolvimento empresarial, e referiu que a vinda do aeroporto seria uma oportunidade para a região.

O presidente da Direção da Nersant referiu ainda que a formação de excelência nas empresas continua a ser uma prioridade, tendo a Nersant, em conjunto com a Escola Profissional de Torres Novas, Município Torrejano e ACIS, submetido uma candidatura para transformar o pavilhão de exposições da associação em Torres Novas, num centro tecnológico que irá colmatar as lacunas ao nível da formação qualificada para a indústria.

O deputado João Moura, por sua vez, fez saber que esta visita de cariz institucional pretendeu transmitir a importância da Nersant para a região, sendo fundamental a sua dinâmica e vigor em prol da competitividade o tecido empresarial da região e do bem-estar das populações.

Referiu que a região apresenta “causas comuns” e que a “a região deve falar a uma só voz”. Concordou com os dirigentes da Nersant relativamente à falta de mão-de-obra qualificada. “A riqueza só é proveniente através das empresas. Estamos a perder população e mão-de-obra e temos de reverter este ciclo”, disse, aplaudindo o projeto conjunto candidatado para reconversão do pavilhão num centro tecnológico.

Quanto ao aeroporto, João Moura referiu que a Nersant deve ser “uma peça fundamental” na concretização da vinda do aeroporto para o distrito de Santarém, mobilizando empresas do setor logístico para a criação de um polo de transporte de mercadorias via aérea.

Relativamente aos atrasos no pagamento às empresas, o Deputado referiu que Portugal não está a aproveitar os fundos do PRR, estando ser realizados muitos mais investimentos destes fundos no Estado do que nas empresas, para onde este dinheiro deveria estar a ser canalizado.

João Moura referiu ainda que é o Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Brasil, através do qual tem conhecimento de empresários brasileiros de grande dimensão a querer investir em Portugal, para chegar à Europa e até África.

“Há um conjunto de parcerias que podem ser procuradas, trabalhadas e desenvolvidas”, disse António Pedroso Leal, mostrando a disponibilidade da Nersant para colaborar no sentido do desenvolvimento da região e das suas empresas.

Para além do Deputados à Assembleia da República, João Moura, Isaura Morais e Inês Barroso, a comitiva do PSD integrou ainda a presença dos membros do PSD Distrital de Santarém, Tiago Ferreira e Renata Henriques.

    Fonte: Nersant

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.