Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Candidatura do Observatório da região centro foi aprovada

Observatório de Turismo Sustentável do Centro integra rede internacional das Nações Unidas

OTSCP foi criado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria

O OTSCP – Observatório de Turismo Sustentável do Centro de Portugal foi admitido como membro da INSTO – Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável, depois de a candidatura, entregue em junho, ter sido aprovada por este organismo. A candidatura do Observatório da Região Centro foi aprovada e elogiada pela INSTO – Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável.

A INSTO é uma iniciativa da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas, criada para apoiar a monitorização e a avaliação do turismo sustentável em vários destinos em todo o mundo. O objetivo é promover a troca de conhecimento e as melhores práticas na gestão do turismo sustentável, ajudando os destinos a tomar decisões informadas para minimizar os impactos negativos do turismo e, ao mesmo tempo, maximizar os benefícios para as comunidades locais, o meio ambiente e a economia.

Ser membro da INSTO implica que os membros se comprometem a monitorar e medir a atividade turística e os seus efeitos em onze áreas temáticas principais. A saber: satisfação local, emprego, governança, sazonalidade, benefícios económicos, energia, água, gestão das águas residuais, gestão de resíduos sólidos, acessibilidade e ação climática. Os avanços registados em cada uma destas áreas são apresentados todos os anos.

Nos comentários de resposta à candidatura, a INSTO realça que “a importância da monitorização da atividade turística a nível regional de acordo com a Estratégia de Turismo 2027 é bem destacada”, assim como elogia o “Projeto de Sustentabilidade do Centro de Portugal, que com os seus objetivos, terá um significado significativo para o Observatório e ajudará ainda mais na expansão das áreas de monitorização, de acordo com os requisitos da INSTO”. Ainda segundo a INSTO, a candidatura “ilustra o compromisso do Centro de Portugal em tomar medidas relevantes para garantir a sustentabilidade do setor do turismo” na região.

A admissão formal do OTSCP terá lugar na próxima reunião anual da INSTO, que terá lugar de 21 a 22 de novembro, em Madrid.

“A admissão do Observatório de Turismo Sustentável do Centro de Portugal na INSTO é mais um passo importante para a promoção da sustentabilidade da atividade turística na região”, sublinha Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.

“A Turismo do Centro tem como um dos seus desígnios a certificação enquanto primeira região de turismo sustentável a nível internacional, através do projeto ‘Centro Sustentável’. Para isso, são muito importantes os dados recolhidos pelo Observatório, que permitem a avaliação permanente da realidade e ajudam os empresários e as entidades públicas a tomar as melhores decisões. Este é um esforço fundamental, no sentido de assegurar que a atividade turística cria mais-valias para as comunidades locais, assim como para o ambiente”, acrescenta Raul Almeida.

Monitorizar os impactos do turismo no Centro de Portugal

O OTSCP foi criado pela Turismo Centro de Portugal, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, através do CiTUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo do Politécnico de Leiria. A sua missão consiste em monitorizar todos os aspetos relacionados com o turismo na região. Ao fornecer informação de valor às empresas e organizações, constitui um apoio fundamental à tomada de decisão dos protagonistas da atividade turística no território.

O Conselho Técnico-Científico do Observatório integra 30 investigadores de várias instituições de Ensino Superior no Centro de Portugal, designadamente as Universidades de Aveiro, Coimbra e Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Leiria, Tomar, Coimbra, Guarda, Viseu e Castelo Branco. Já o Conselho Consultivo Empresarial inclui os principais empresários e instituições representativas da atividade turística na região.

Sobre o Turismo Centro de Portugal

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

    Fonte: TCP e AdC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.