Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Festival Internacional de Cinema de Turismo terá a competir filmes de 47 países

Festival ART&TUR exibe os melhores 82 filmes de turismo do mundo nas Caldas da Rainha

O Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha recebeu, no dia 10 de outubro, a apresentação do programa do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que vai decorrer entre 24 e 27 de outubro nesta cidade do Centro de Portugal. O festival é uma coorganização entre a Centro Portugal Film Commission e a Turismo Centro de Portugal.

Já na sua 16.ª edição, o ART&TUR é um certame consolidado no panorama internacional dos festivais de cinema de turismo, atraindo anualmente os melhores filmes sobre turismo nacionais e internacionais. As últimas cinco edições do festival realizaram-se no Centro de Portugal, nomeadamente em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro e Ourém, a que se segue agora Caldas da Rainha. O festival integra o CIFFT, circuito internacional de festivais de filmes de turismo.

Durante os quatro dias do Festival, serão exibidos os filmes que compõem a shortlist da competição, selecionados entre os 262 filmes promocionais e documentários, de 47 países, que se inscreveram na competição e que foram avaliados pelo júri internacional. Este ano há três competições distintas incluídas no festival: a competição nacional, a competição internacional e, em estreia, a competição brasileira.

No total, serão exibidos 82 filmes, integrados em 10 sessões temáticas. As sessões temáticas serão intercaladas por 7 mesas-redondas, em que especialistas refletirão sobre temas atuais abordados nos filmes exibidos. Paralelamente, decorrerão outras iniciativas inseridas no Festival. O programa completo do evento pode ser consultado em https://tourfilm-festival.com.

Na apresentação, Vítor Marques, presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, agradeceu a confiança manifestada pela organização em escolher esta cidade para acolher o evento. “O ART&TUR é muito importante para a promoção da cidade e da região. É uma oportunidade para mostrar o melhor do território e de trazer outros mundos às Caldas da Rainha. Além disso, possibilita o envolvimento das entidades culturais locais”, sublinhou.

Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou a crescente importância do turismo cinematográfico a nível internacional, assim como da visibilidade gerada pelos filmes de turismo. “Cada vez mais pessoas procuram conhecer os locais que viram em filmes e séries. É uma tendência internacional que representa uma oportunidade de desenvolvimento para os territórios de baixa densidade, que são muitas vezes os cenários escolhidos para as produções”, frisou.

“Os filmes promocionais de turismo, que são o tema deste festival, são também uma forma importante de promover os territórios. Nos últimos anos, a Turismo Centro de Portugal tem apresentado filmes promocionais de grande valor, que têm arrecadado prémios em festivais de todo o mundo. Essas distinções dão grande visibilidade e atraem turistas ao Centro de Portugal”, acrescentou Raul Almeida.

Coube a Francisco Dias, diretor do ART&TUR, apresentar o festival e o respetivo programa. “Este é um festival itinerante, que percorre todos os anos os municípios da região Centro de Portugal. É um desafio, uma vez que essa itinerância significa que começamos anualmente tudo de novo”, considerou.

“O que estamos a fazer com este festival é muito útil e é uma semente para outros projetos”, enalteceu Francisco Dias, que terminou com a constatação de que “o ART&TUR é o festival de filmes mais global no seu nicho e o mais reconhecido a nível mundial”.

Um programa completo durante quatro dias

O primeiro dia do ART&TUR, 24 de outubro, começa com uma sessão de boas-vindas, a que se seguirá uma mesa-redonda sobre “O papel do audiovisual na promoção de produtos turísticos inovadores”.

Segue-se a exibição dos primeiros filmes a concurso, divididos no primeiro dia em quatro secções: “Melhores filmes internacionais de promoção de produtos e destinos turísticos”, “Melhores filmes nacionais de promoção de produtos e destinos turísticos”, “Melhores filmes de património cultural e gastronomia” e “Melhores filmes brasileiros em competição”.

As sessões do primeiro dia serão intercaladas por mais duas mesas-redondas, dedicadas aos temas “A cultura e a gastronomia como o ‘sal’ e a ‘pimenta’ do desenvolvimento turístico” e “O Brasil é um mundo de grandes oportunidades”. O dia termina com o jantar temático “Brasil à mesa e… ‘a menina dança?’”.

No segundo dia de festival, dia 25, as quatro sessões têm os seguintes temas: “Oceanos, ecologia e sustentabilidade global”, “Herança cultural e a importância das artes e ofícios”, “Experiência audiovisual nos voos de longo-curso da TAP” e “Melhores filmes ibero-americanos da 16.ª edição do Festival ART&TUR”. Mais uma vez, as sessões serão intercaladas por mesas-redondas, neste caso sobre “Oceanos e sustentabilidade planetária global”, “Artes e ofícios como ativos diferenciadores do branding do destino” e “A experiência audiovisual nos voos de longo-curso da TAP”. À noite, terá lugar o concerto “Músicas Icónicas de Cinema”, no Grande Auditório do Centro Cultural e Congressos, interpretadas por sociedades filarmónicas de freguesias das Caldas da Rainha.

A manhã do terceiro dia, dia 26, começará com a estreia dos filmes produzidos no âmbito da iniciativa ART&FACTORY 2023. O ART&FACTORY é já uma tradição do ART&TUR. Trata-se de um concurso inserido no evento, em que realizadores internacionais produzem, na semana imediatamente antes do festival, filmes promocionais no território que recebe o ART&TUR – neste caso, nas Caldas da Rainha.

A restante manhã será preenchida com um programa cultural para convidados, dividido em três partes. A primeira é uma visita guiada a locais relevantes das Caldas da Rainha. A segunda é uma visita aos locais da cidade que acolheram a exposição “Histórias da Cidade”, da arquiteta iraniana Mona Erfanian, e a terceira é a exposição “ART&TUR na Cultura Ameríndia”, no SILOS Contentor Criativo.

À tarde, retoma-se a exibição de filmes, com mais duas sessões: “Retrospetiva dos melhores filmes de storytelling do ART&FACTORY” (exibição dos vencedores das edições anteriores da iniciativa), “Melhores filmes da 16.ª edição do ART&TUR (filmes europeus)” e “Melhores filmes da 16.ª edição do ART&TUR (filmes africanos e asiáticos)”. As mesas-redondas da tarde terão como temas de conversa “Storytelling e a promoção dos destinos turísticos” e “Caldas da Rainha, cidade termal e criativa do artesanato e das artes populares”. O dia termina com um jantar temático, seguido de um workshop de sake e aguardente da Lourinhã.

A manhã do último dia de Festival ART&TUR, dia 27, é dedicada à candidatura da região Oeste a Geopark da UNESCO, com a realização da mesa-redonda “Bem-vindo ao Aspiring Geopark Oeste” e uma visita aos seus locais mais emblemáticos.

À tarde, a partir das 17h00, terá lugar o momento mais alto do evento: a Gala de Prémios, em que serão distinguidas as melhores produções que concorreram ao ART&TUR Caldas da Rainha 2023.

Iniciativas complementam o programa

Este ano, o ART&TUR tem um programa conexo mais amplo, tanto na diversidade de iniciativas como no tempo de duração.

No dia 10 de outubro, foi inaugurada a exposição “ART&TUR na Cultura Ameríndia”, no SILOS Contentor Criativo, que estará patente até ao fim do festival, dia 28 de outubro. Esta exposição concretiza-se na exibição do filme etnográfico “Güegui, latidos del pueblo Gunadule, Colômbia”, de César Romero, e na mostra “Têxteis Extraordinários ‘Molas do Panamá’”.

A inauguração contou com a presença do presidente do Município das Caldas da Rainha, Vítor Marques, do presidente da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, e do embaixador do Panamá, Pablo Garrido, tendo sido guiada pelo curador, o antropólogo Cebaldo de León Smith.

Já no próximo dia 14 de outubro, pelas 10h30, será feita a visita guiada à exposição “Histórias da Cidade”, pela mão da autora, a arquiteta iraniana Mona Erfanian. A exposição irá estar patente em vários pontos parceiros da cidade das Caldas da Rainha, numa interpretação ilustrada que reflete a residência artística que a artista efetuou na cidade, em março e abril.

Outra iniciativa promovida pelo ART&TUR é o “Blogging Caldas da Rainha”. À semelhança de edições anteriores, trata-se de um pequeno concurso que premeia as melhores entradas de blogues que tenham como tema a cidade onde se realiza o festival, neste caso as Caldas da Rainha.

 Sobre o Turismo Centro de Portugal

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

     Fonte: TCP e AdC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.