Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

PSD acusa deputados do PS de recusarem debater estado da saúde no distrito

PS inviabiliza audição das Administrações do Hospital Distrital de Santarém e do Centro Hospitalar do Médio Tejo

Hospital de Santarém

No dia 6 de outubro, os deputados do Partido Social Democrata (PSD), eleitos pelo distrito de Santarém, João Moura, Isaura Morais e Inês Barroso apresentaram, à Comissão de Saúde da Assembleia da República, um requerimento para Audição dos Conselhos de Administração do Hospital Distrital de Santarém e do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Estas duas estruturas hospitalares, que abrangem mais de 450.000 habitantes de 21 concelhos, têm sido alvo de notícias sucessivas relativas a constrangimentos, provocando uma enorme preocupação à população, gerando dúvidas, instabilidade e um sentimento de insegurança na prestação de cuidados de saúde no distrito.

O Requerimento apresentado à Comissão visava ouvir, na primeira pessoa, as dificuldades que estão a ser sentidas por quem trabalha arduamente no Serviço Nacional de Saúde, os quais foram dando sinais de que estariam disponíveis para uma identificação específica de constrangimentos e consequente planeamento de mitigação dos mesmos, em articulação com o Ministério da Saúde. Objetivava ainda a recolha da informação para esclarecer a população do distrito, e para alavancar soluções para problemas identificados.

No entanto, o Partido Socialista (PS) chumbou o Requerimento do PSD, que tinha merecido a concordância dos restantes Grupos Parlamentares presentes na reunião da Comissão, realizada no dia 11 de outubro, inviabilizando assim a possibilidade de realização das Audiências pretendidas.

A Comissão Política Distrital do PSD de Santarém lamenta que o PS tenha tomado esta posição, em detrimento de um trabalho conjunto com vista a contribuir para a melhoria da prestação de cuidados de saúde no distrito, e afirma, convictamente, que continuará ativo e a lutar por esta causa, mantendo o foco de que o que importante são as pessoas e a majoração da sua qualidade de vida. “Lamentamos a hipocrisia política constante dos

deputados do PS que mais não fazem pelo distrito do que propaganda política”, concluem João Moura, Isaura Morais e Inês Barroso.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.