Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Museu será construído na Ex-Escola Prática de Cavalaria

Município de Santarém apresentou Museu de Abril e dos Valores Universais na Assembleia da República

Vereadores com deputados eleitos por Santarém

O Município de Santarém apresentou, no dia 10 de outubro, o projeto MAVU – Museu de Abril e dos Valores Universais, na Assembleia da República, à respetiva Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

Esta apresentação contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Nuno Domingos, vereador da CMS com o pelouro da Cultura, Diamantino Duarte, presidente da União de Freguesias da Cidade de Santarém, e do coronel Correia Bernardo, Capitão de Abril.

Ricardo Gonçalves relembrou que “há vários anos que, em Santarém, trabalhamos para que o Museu de Abril e dos Valores Universais seja uma realidade. Este museu será construído na Ex-Escola Prática de Cavalaria de Santarém e tem como missão a divulgação e reflexão sobre os valores universais, desde a Revolução Francesa até aos dias de hoje, com grande ênfase no 25 de Abril de 1974”.

O presidente aproveitou a oportunidade para transmitir que este projeto poderá ser o “Museu Nacional” que o Governo e a Comissão do 25 de Abril procuram para afirmar e eternizar a efeméride no ano das comemorações do seu cinquentenário.

A Comissão, coordenada pela deputada Carla Sousa, acolheu de forma calorosa a comitiva escalabitana e saudou este projeto.

O MAVU tem como objetivos principais: contribuir para a reflexão sobre os valores universais e os direitos humanos que em Portugal sustentaram as ideias liberais, o republicanismo e a implantação da República, bem como os que estão na base do 25 de Abril; desenvolver um trabalho com a comunidade envolvente; realçar o papel de Santarém e da Escola Prática de Cavalaria no contexto da defesa da democracia, dos valores universais e dos direitos humanos, num discurso museológico centrado em temas como o pluralismo, justiça social, solidariedade, fraternidade (paz, progresso, autodeterminação, inclusão), liberdade (pensamento, expressão, crença), igualdade (género, formal), democracia, cidadania, identidades coletivas, tolerância e direitos humanos (vida, trabalho, saúde, educação, previdência social, habitação).

Fonte: IV|GCRP|CMS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.