Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Presidente da Câmara de Abrantes substitui Anabela Freitas no cargo

Manuel Valamatos assume a presidência da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Vasco Estrela, Manuel Valamatos e Bruno Gomes

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, foi eleito, no dia 12 de outubro, por unanimidade, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, assumindo a sua liderança para o restante mandato. Foram também eleitos os vice-presidentes: Bruno Gomes, presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere e Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação. O ato eleitoral decorreu através da apresentação de uma lista única, designada Lista A, que foi votada, por unanimidade, pelos 11 presidentes do Médio Tejo.

Eleição deveu-se à renúncia da anterior presidente, Anabela Freitas, à presidência da Câmara Municipal de Tomar, passando a assumir funções executivas no Turismo do Centro de Portugal, como vice-presidente.

No seu discurso de tomada de posse, o presidente da CIM Médio Tejo começou “por reconhecer e agradecer o extraordinário trabalho realizado pela presidente Anabela Freitas, que ao longo dos últimos quatro anos nos liderou com notável competência e dedicação”.

“É com grande sentido de responsabilidade que assumo hoje a presidência da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, numa lista pluripartidária composta também pelos senhores presidentes da Câmara de Mação e de Ferreira do Zêzere, aos quais agradeço a disponibilidade e compromisso”, referiu Manuel Jorge Valamatos.

Presidentes dos Municípios do Médio Tejo

Na ocasião, decorrida na sede da CIM Médio Tejo perante uma audiência composta de jornalistas, o presidente agradeceu “a confiança” depositada na sua pessoa, evidenciando que “a votação reflete de forma inequívoca o espírito de união que existe nesta Comunidade Intermunicipal”.

“Hoje, e cada vez mais, a CIM Médio Tejo desempenha um papel fundamental na vida de toda esta região, desenvolvendo projetos e abraçando áreas de intervenção relevantes para a promoção e competitividade do nosso território”, afirmou Manuel Jorge Valamatos, tendo elencado de seguida as principais áreas de intervenção desta CIM, todas elas importantes. Evidenciou a área da Saúde no Médio Tejo, dando conta da grande preocupação dos autarcas com as dificuldades que se registam ao nível da prestação de cuidados primários, referindo que a CIM está a providenciar uma audiência junto do Ministro da Saúde.

Por último, o presidente disse querer continuar a trabalhar por “uma Comunidade Intermunicipal ativa, competitiva, cooperante e solidária, onde as pessoas e a nossa região são a prioridade. Queremos que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo continue a ter uma voz no contexto nacional (…) preparada para enfrentar os desafios do futuro, capazes de promover o desenvolvimento equilibrado e sustentável do nosso território”.

Manuel  Valamatos

Manuel Jorge Valamatos tem 58 anos, é casado e é natural do Tramagal, concelho de Abrantes.

Licenciado em Educação Física, área por onde começou quando iniciou a sua atividade profissional.

Presidente da Câmara Municipal de Abrantes desde fevereiro de 2019 assume responsabilidade nas áreas de coordenação geral, Gestão Financeira, Desenvolvimento Económico, Proteção Civil, Gestão das Pessoas, Comunicação, Freguesias e Auditoria Interna.

Foi vice-presidente da CIM Médio Tejo nos últimos 5 anos.

Fonte: CIMT

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.