Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Leiria recebe Roteiro INCoDe.2030 sobre Ética e Privacidade

Luísa Lopes Ribeiro, coordenadora do INCoDe.2030

O Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital vai estar em Leiria, no dia 17 de outubro, com um programa dedicado à Ética e Privacidade.

A sessão terá lugar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, entre as 9h00 e as 16h00, e dará voz a iniciativas locais, mas também a projetos emblemáticos que promovem a capacitação digital em Portugal, e que contam com o apoio do INCoDe.2030.

O programa inclui uma sessão de apresentação de várias iniciativas apoiadas pelo INCoDe.2030 que, por todo o país, se dedicam à promoção das competências digitais. Conta ainda com um debate sobre Ética e Privacidade.

Em paralelo, vão ainda decorrer vários workshops presenciais:

14:30 PTSOC & PSP| Desafios & Boas Práticas de Cibersegurança – dirigido a empresas, organizações e a todos os profissionais. Tem como objetivo contribuir para uma maior consciencialização e capacitação para os temas da Cibersegurança, através da identificação dos principais riscos e ameaças da utilização do ciberespaço no contexto nacional e da partilha de boas práticas e comportamentos seguros na utilização da tecnologia e do digital.

14:30 Apps For Good (apenas para professores) – para professores que lecionem qualquer área disciplinar, do 5º ao 12º anos. Pretende dar aos participantes informação sobre a abordagem pedagógica inovadora do Apps for Good e sobre as dinâmicas que o programa permite: criação de uma ideia, desenho de protótipo de app e a comunicação de uma ideia (pitch).

Durante a manhã, vão ainda decorrer dois workshops destinados a alunos e alunas do ensino básico e secundário:

Engenheiras Por Um Dia

Sobre este programa, que promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias (STEM), desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.

Pensamento Computacional

Programa

Uma aula promovida pela associação ENSICO que incentiva o pensamento computacional dos jovens através de um caderno que lhes permite compreender os conceitos que se encontram por detrás de um computador.

O Roteiro tem como principal objetivo contribuir, a nível nacional, para a promoção e capacitação das competências digitais da população portuguesa em toda a sua diversidade, e, entre outras atividades, inclui um roadshow que percorre todo o país, focado uma multiplicidade de temas. Já passou por Sines, São Miguel, Castelo Branco, Coimbra, Santarém, Aveiro, Viana do Castelo, Covilhã, Tomar, Funchal e Portimão, onde foram debatidos os temas da Cibersegurança, Mar, Cidadania e Soberania Digital, Educação, Saúde, Smart Cities, Tecnologias Disruptivas, Ensino Superior, Sustentabilidade, Comércio Digital e Turismo.

As inscrições para o evento e para os workshops podem ser feitas aqui. Mais informação em www.incode2030.gov.pt

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.