Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Com o maior número de projetos da Região Centro (35)

Pombal apresenta quase metade dos projetos do distrito de Leiria na plataforma ODSLocal

Pombal

Pombal foi o município que apresentou o maior número de projetos, da Região Centro, na Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Plataforma ODSLocal). Constam na plataforma 35 projetos nas várias dimensões de sustentabilidade, representativos de quase metade dos projetos do distrito de Leiria (79 projetos registados), colocando, assim, o distrito na frente como o que tem mais propostas, segundo divulgado pela ODSlocal.

Esta é uma situação reveladora do compromisso do Município de Pombal para com os ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e para com a comunidade ao promover a visibilidade e capacitação dos agentes para divulgação e cumprimento dos ODS.

A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa pioneira ao nível mundial, que tem como objetivo ajudar os municípios portugueses a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Desde o seu lançamento, em 2020, já foram mobilizados 111 municípios de todo o país e mapeados 988 projetos locais, desenvolvidos por vários tipos de entidades, e 1405 boas práticas desenvolvidas pelas autarquias. Isto mostra o compromisso dos municípios em colocar as várias dimensões da sustentabilidade no centro das suas políticas e da sua ação diária para cumprirem os 17 ODS e as 169 metas propostas pela ONU, nomeadamente através de medidas de cariz ambiental e de transição energética, medidas de cariz social (como apoios a famílias desfavorecidas e equidade de género), incentivos a ações de educação para a reflorestação, entre outras.

A Plataforma ODSlocal vai distinguir três projetos que tenham um impacto positivo no avanço da Agenda 2030, sejam fortemente inspiradores e possuam um elevado potencial de replicação. Na Conferência de 2023 serão apresentados os municípios que, no ano em curso, mais se distinguiram nos vários ODS, contribuindo para o avanço efetivo rumo às ambiciosas metas da Agenda 2030, a bem das Pessoas, do Planeta, da Prosperidade, da Paz e das Parcerias.

Entre os vários projetos do Município de Pombal registados no portal ODSlocal, a título exemplificativo, encontra-se o Banco de Voluntariado “Dar as Mãos”. Projeto que resultou da crescente consciência da importância de criar uma estrutura que organizasse a realização de atividades desempenhadas por voluntários em contexto institucional, bem como da sensibilidade da APEPI (Associação de Pais e Educadores para a Infância de Pombal) para promover condições que permitissem que os voluntários fossem enquadrados nas instituições de forma correta, maximizando o potencial dos seus contributos na instituição onde desenvolvem o seu voluntariado.

     Fonte: OC|GC|CMP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.