Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

De 24 de outubro a 6 de novembro

S.A.Marionetas representa Portugal na China com "A Viagem de Sofia", baseado no conto de Sophia de Mello Breyner

Atuação dos SA Marionetas

A companhia S.A.Marionetas irá estar em digressão na China a representar Portugal de 24 de outubro até 6 de novembro a apresentar o espetáculo “A Viagem de Sofia”, baseado no conto de Sophia de Mello Breyner “A Viagem”. A digressão contará com 8 apresentações em 2 festivais (The 7th ‘Golden Magnolia’ Shanghai International Puppet Festival e 1st International Excellent Puppetry Presentation) em 3 teatros diferentes, Shanghai Ciro´s Theatre, Shanghai Dong Theatre e NanXun Theatre em 2 cidades respectivamente Shanghai e NanXun. As apresentações serão feitas em língua portuguesa com legendas em Mandarim.

28 Outubro 10h00/14h00 – Shanghai Ciro´s Theatre
28 Outubro 19h30/20h30 –  Shanghai Dong Theatre
29 Outubro 10h00/14h00 –  Shanghai Ciro´s Theatre
04 Novembro 15h00/19h00 – NanXun Theatre

A partir do texto A viagem do livro Contos Exemplares, de Sophia de Mello Breyner. Esta é uma viagem que vai sendo feita através das personagens do conto representadas em marionetas de manipulação direta que se movem em deambulações poéticas por um lugar em constante mutação. A palavra lida e o movimento desconcertante do mundo imaginário onde toda a ação acontece é o mote para nos envolvermos no imaginário da poetisa através das suas palavras.

S.A.Marionetas

“A Viagem, um dos Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner Andresen, recriado pelos SA Marionetas, pode ser interpretado como o caminho da vida, um percurso repleto de perdas e sem retorno, porque todas as escolhas são irreversíveis.

Nesta recriação feita pelo grupo alcobacense, duas marionetas sem rosto dão vida ao homem e à mulher, protagonistas do conto (não seremos todos nós anónimas marionetas??)… A limpidez da palavra de Sophia acompanha toda a representação, conferindo-lhe a magia solene em que se movimentam os manipuladores, três vultos silenciosos, quase invisíveis… A delicadeza dos gestos, a beleza simples do cenário e dos objetos são a homenagem de que Sophia gostaria, num espetáculo em que a palavra poética e a ação se combinam de modo perfeito. No desenlace, o som da guitarra de Israel Costa Pereira leva-nos a acreditar que algo existe para além do abismo… ”

Ilda Velez, professora

“Absolutamente encantado com a estreia nacional de A Viagem de Sophia, a mais recente produção da S. A. Marionetas. Começando pela determinante eleição desse conto exemplar de Sophia de Mello Breyner, passando pela sua irrepreensível leitura que motoriza a peça, pela seleção de adereços, pela escolha e manuseamento da banda sonora e das luzes de palco e terminando no modo inspirado e categórico como o José Gil, a Sofia Vinagre e a Natacha Pereira dramatizam e trabalham cenicamente o texto. Inesquecível aquele delicioso momento em que o público faz de água do rio e eles nadam pela plateia (…).”

José Alberto Vasco, jornalista

Ficha Artística

Texto – Sophia de Mello Breyner / Encenação – José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre / Marionetistas – José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre

Narração – Carla Vasconcelos / Sonoplastia – Natacha Costa Pereira / Construção e Figurinos das Marionetas – Natacha Costa Pereira / Objectos de cena – José Gil e Natacha Costa Pereira

Estruturas cénicas – José Gil / Música: Israel Costa Pereira / Desenho de Luz – Daniel Santos / Fotografia – Joaquim Pesqueira / Consultadoria – Ilda Velez / Produção – S.A.Marionetas

Mais informações em https://www.samarionetas.com/a-viagem-de-sofia

     Fonte: SAM

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.