Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

No centro histórico desta cidade

Feira de Doçaria de Abrantes prossegue até domingo com oficinas de doçaria, música, atividades culturais e desportivas

Inauguração da Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes

A Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes já abriu portas e até domingo, além dos vários doces e especialidades dos 34 expositores presentes no certame, haverá oficinas de doçaria, espetáculos musicais, atividades culturais e desportivas para toda a família. Doçaria dos Doçaria dos Açores, Alcobaça, Amarante, Aveiro, Arouca, Caldas da Rainha, Constância, Évora, Felgueiras, Lamego, Madeira, Nisa, Ovar, Ponte de Sor, Reguengos de Monsaraz, Sardoal, Sintra, Tentúgal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha junta-se à palha de Abrantes, tigelada e outras iguarias abrantinas, no Centro Histórico desta Cidade, na Esplanada 1º de Maio, nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, e a técnica coordenadora da TAGUS, Conceição Pereira, assinalaram a abertura oficial da Feira Nacional de Doçaria numa cerimónia onde Carlos Mora, professor da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA), apresentou o jogo interativo do Palhinhas, desenvolvido por 10 alunos de 3 cursos da ESTA, que estará disponível para todos experimentarem durante o certame.

Na ocasião, o presidente do Município de Abrantes destacou que a Feira Nacional de Doçaria Tradicional “é já uma marca no calendário anual do concelho, da região e do país”, afirmando que “a doçaria é mais do que uma simples mistura de ingredientes, é a manifestação da nossa história, cultura e identidade” e que “em Abrantes, este legado é preservado com muita dedicação, desde a nossa Palha de Abrantes, a grande embaixadora da doçaria abrantina, assim como as tigeladas, as broas, os nossos licores, compotas, mel, entre muitas outras iguarias”.

Com a presença de 11 doceiros do concelho de Abrantes e 23 nacionais, a Feira Nacional de Doçaria Tradicional conta, nesta edição, com a presença de novos expositores, nomeadamente dos Açores e da Madeira que trazem as iguarias destes dois arquipélagos, as queijadas e travesseiros de Sintra e o regresso dos doces de Arouca e os ovos-moles de Aveiro.

A nível local, além de encontrarmos as tradicionais tigeladas e Palha de Abrantes, os nossos doceiros trazem novidades como os donuts e duchesse Palha de Abrantes, e a recriação de um doce abrantino que estava esquecido: as limas.

Nesta 21ª edição da Feira Nacional de Doçaria Tradicional, os visitantes podem também encontrar o espaço Doces Tradições, uma das novidades deste ano, onde coletividades concelhias vão apresentar a doçaria tradicional da suas localidades: cavacas, bolo à boca do forno, bolo de ferradura e bolo de coco, pela Social Team ABT (Freguesias do Norte do Concelho); belhoses, passas fritas, arroz doce, argolas, pão de ló, bolos levedos, entre outros bolos tradicionais, pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de Casais de Revelhos; arroz doce típico das festas de casamento e os coscorões feitos à lareira na noite de Natal, belhoses e bolos amassados, pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego e Confraria do Bucho e da Tripa.

O Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia, através da sua Unidade de Investigação Agroalimentar – INOV.LINEA, também vai ter disponível durante os três dias de certame produtos para prova sensorial: arroz doce mentolado, bolo de pickle limão e figo em calda com extrato de folha de figueira.

As já habituais oficinas de doçaria vão realizar-se sábado e domingo, pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA) e Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação, respetivamente, e haverá sessões de doçaria ao vivo com a presença de doceiros que vão mostrar os seus truques e técnicas.

A animação musical vai marcar presença nos três dias do certame com a atuação da Banda de Música da Força Aérea (dia 20, às 21h), o espetáculo musical “Cantigas da Rua”, com Rita Ribeiro (dia 21, às 21h30) e a atuação da JOST – Jovem Orquestra Sinfónica do Tejo (dia 22, às 16h30). Este sábado, às 11h, há espetáculo infantil “Até cantar dá trabalho”.

Os mais novos vão ter disponível o jogo digital do Palhinhas, desenvolvido pelos alunos da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, do Instituto Politécnico de Tomar, que poderá ser experimentado num stand na Feira de Doçaria.

A Biblioteca Itinerante de Abrantes (BIA) também vai marcar presença na Feira de Doçaria com histórias doces para pequenos e graúdos.

Na tenda gigante montada na Esplanada 1º de Maio, em Abrantes, os visitantes podem ainda apreciar a exposição “Palhinhas – uma história da palha de Abrantes”, com trabalhos dos alunos de 17 escolas do pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho de Abrantes, que envolveram 85 turmas e 1.676 alunos.

E nas montras das lojas do centro histórico de Abrantes pode apreciar os trabalhos desenvolvidos pelos idosos de 14 Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Abrantes com a recriação de palhas de Abrantes gigantes (16 cm de diâmetro) com material reciclado.

Participaram as seguintes IPSS´s: Centro Social de Alferrarede – Centro de Dia, Centro Social e Paroquial da Freguesia de S. Miguel do Rio Torto, Centro Social Paroquial de Rossio ao Sul do Tejo, Centro Social e Paroquial N. Sra. Da Oliveira (Tramagal), Centro Social Interparoquial de Abrantes – Lar Domus Pacis, Centro Solidariedade Social do Souto, Human Coop, Associação de Solidariedade Social P. C. Prof. Silva Leitão (Bemposta), ACATIM – Associação Comunitária de Apoio à Terceira Idade de Mouriscas, Centro Social Paroquial de São Facundo, Centro Social Paroquial de Vale das Mós, Centro Social do Pego, Santa Casa da Misericórdia de Abrantes e Centro de Assistência Paroquial São Pedro de Alvega.

Para o desgaste das calorias ingeridas, durante a Feira Nacional de Doçaria Tradicional vão realizar-se duas caminhadas e um passeio de cicloturismo.

A Feira Nacional de Doçaria Tradicional de Abrantes é organizada pelo Município de Abrantes em parceria com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento integrado do Ribatejo Interior.

Programa completo e mais informações em www.cm-abrantes.pt e www.tagus-ri.pt .

     Fonte: GV|DC|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.