Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

PCP reclama medidas urgentes

Pescadores e Mariscadores da Lagoa de Óbidos sem rendimentos há dois meses devido a toxinas

Barcos de pesca na Lagoa de Óbidos

A Direção da Organização Regional de Leiria (DORLEI) do PCP alertou, no dia 19 de outubro, para a grave situação que atravessam os pescadores e mariscadores da Lagoa de Óbidos, privados de desenvolver a sua atividade por causa da deteção de toxinas nas águas da referida Lagoa.

Estes mariscadores estão privados dos rendimentos há quase dois meses, não havendo perspetivas quanto à data da retoma da atividade. Tal como os próprios afirmam, as informações são escassas e as ameaças quanto a um futuro para quem depende da Lagoa são sempre muitas.

Revelam ainda que a fauna e flora da Lagoa parecem estar ameaçadas a cada ano que passa, tendo em conta a errática movimentação de areias feitas em certos locais nos últimos anos, para além da falta de dragagens em zonas sensíveis da Lagoa.

Estes mariscadores estão naturalmente revoltados com a situação, dado que o seu profundo conhecimento sobre o local onde diária e historicamente trabalham é constantemente desconsiderado aquando das intervenções a fazer na Lagoa. Num quadro de crescentes dificuldades, com o custo de vida a aumentar, estes profissionais sentem-se abandonados e sem respostas para fazer face às suas necessidades.

Recorde-se que dependem da Lagoa de Óbidos cerca de 100 famílias que dali tiram o seu sustento. A interdição quanto à apanha de bivalves na Lagoa tem impacto direto nas economias familiares daqueles profissionais, na economia regional, que se recente desde as depuradoras à ausência de produto na restauração. Esta situação potência o crescente recurso à importação deste tipo de marisco.

O PCP exige ao governo que, em estreita articulação com as organizações representativas do sector, encontre soluções para este problema, designadamente através de formas que garantam rendimentos aos pescadores e mariscadores que estão impedidos de exercer a sua atividade por fatores que lhes são completamente alheios.

O PCP defende que a história recente confirma que “a centralidade do sector da pesca/apanha/marisqueiro é inquestionável no que concerne à nossa soberania alimentar, logo a sua importância estratégica obriga necessariamente a políticas públicas que o defendam, valorizem e potenciem.” E reafirma que continuará a lutar ao lado destes profissionais e das suas organizações, na construção de um futuro mais justo e equilibrado para todos.

     Fonte: GI|DORLei

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.