Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Colaboração estabelece elos de ligação entre a Psiquiatria e o SAPE

Politécnico e Centro Hospitalar de Leiria formalizam protocolo de cooperação para promoção da Saúde Mental

Assinatura do protocolo entre o CHL e o IPL

O Instituto Politécnico de Leiria e o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) formalizaram, no dia 18 de outubro, um protocolo de cooperação que engloba o desenvolvimento conjunto de iniciativas de promoção da Saúde Mental, dirigidas à comunidade académica, e prevê o estabelecimento de elos de ligação entre a Equipa Comunitária de Psiquiatria (Psicom) do CHL e a equipa de psicólogos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) do Politécnico de Leiria. A sessão, realizada na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), em Leiria, prosseguiu com uma conferência denominada “Saúde Mental no Ensino Superior”.

Carlos Rabadão, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, deu as boas-vindas aos presentes e destacou que este protocolo pretende «reforçar, de alguma forma, o apoio da nossa comunidade académica. Durante o Covid e pós-Covid, o comportamento dos estudantes efetivamente alterou-se, e nota-se aqui uma necessidade adicional de apoio. A nossa intenção é que possa haver uma deteção mais precoce e um encaminhamento mais rápido para os cuidados de saúde adequados, e é com este protocolo que entendemos que isto possa acontecer».

O presidente do Conselho de Administração do CHL, Licínio de Carvalho, salientou que «o objetivo deste protocolo é apelar à sensibilização dos problemas da Saúde Mental, nomeadamente no Ensino Superior. Iniciativas desta natureza são importantes porque de alguma forma estão ainda a procurar que fique tudo melhor, a sensibilizar para os problemas da Saúde Mental e a conseguir criar condições para fazer algum despiste e alguma intervenção precoce nesta área».

Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.