Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Livro foi apresentado no Museu do Vinho de Alcobaça

José Alberto Vasco estreia-se na novela com “Que Novas Festas Novos Encantos Pedes?”

José Alberto Vasco, António Ribeiro, Alberto Guerreiro e Avelina Ferraz

José Alberto Vasco apresentou, no dia 7 de outubro, no Museu do Vinho de Alcobaça, o seu mais recente livro de ficção literária, a novela Que Novas Festas Novos Encantos Pedes?, publicada pela Editorial Novembro. A apresentação coube ao historiador alcobacense António Ribeiro, que classificou a obra como “um romance com dimensão ensaística.” Já José Alberto Vasco justificou a opção pela novela “por ser mais ágil que o romance” e admitiu que o livro pode ser lido como “uma novela erótica ou um policial”, dependendo do prisma.

A história do livro desenvolve-se à volta de um casal de namorados, Benta e Bernardo, que planeia passar uma noite proibida no interior do Mosteiro de Alcobaça ou não fosse ela uma apaixonada pela história dos amores de D. Pedro e Dª Inês de Castro. A partir daqui, as emoções soltam-se e as peripécias sucedem-se, com o roteiro erótico a incluir a praia de Paredes da Vitória e um concerto dos Moonspell.

A pena escorreita de José Alberto deambula por dois mundos onde o autor se move como peixe na água: a Alcobaça do último meio século, que conhece como poucos, e as referências culturais, nomeadamente, musicais e literárias. Por isso, não faltam no livro de 170 páginas as referências a espaços de restauração da cidade, como o Trindade ou os já desaparecidos Ti Fininho e Estremadura e, naturalmente, o Cistermúsica- Festival de Música de Alcobaça, cujos meandros tão bem conhece e que já motivou mesmo um livro baseado no seu historial.

José Alberto Vasco nasceu em 1955 e sempre viveu e trabalhou em Alcobaça, colaborando há mais de trinta anos na imprensa escrita e radiofónica local, regional e nacional. Este será o seu sétimo livro publicado e o primeiro com a chancela da Editorial Novembro, que se fez representar nesta sessão pela editora Avelina Ferraz.

Outros livros do autor

– Música & Água / Evolução Provável de Um Relacionamento Físico & Espiritual, Alcobaça, Carpe Diem Edições, 2002.

– Música & Água / Evolução Provável de Um Relacionamento Físico & Espiritual (reedição revista e actualizada), Porto, Papiro Editora, 2006.

– Cistermúsica – Uma História, Alcobaça, Município de Alcobaça / Academia de Música de Alcobaça, 2008.

– Uma Noite de Insónia, Porto, Papiro Editora, 2009.

– Os Alcobacenses Também Podem Ser Elétricos / Subsídios Para Uma História do Rock em Alcobaça, Lisboa, Chiado Editora, 2016.

– Amores-Perfeitos e Outras Delícias, Lisboa, Chiado Books, 2019.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.