Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Águas do Centro Litoral (AdCL) e empresa Biojoule Energy vão assinar acordo

Empresa vai produzir biometano com efluentes agropecuários junto à ETAR do Coimbrão

ETAR do Coimbrão

O Município de Leiria aprovou esta terça-feira, dia 17 de outubro, a celebração de um protocolo com a Águas do Centro Litoral (AdCL) e a empresa Biojoule Energy, que prevê a transação de terrenos com vista à construção da primeira unidade de produção de biometano a partir de efluentes agropecuários anunciada para o concelho.

Junto à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Coimbrão, a implementação do projeto implica a compra, venda e cedência gratuita de parcelas de terrenos entre as três entidades, ficando o Município responsável pela criação de uma via de ligação da EN109-9 e a Quinta da Galeota.

O acesso a construir terá uma extensão de 316 metros e um custo previsto de 60 mil euros.

De recordar que, em março último, foi anunciado o investimento privado de 20 milhões de euros para a criação de uma infraestrutura de produção do gás biometano com origem nos efluentes agropecuários produzidos na região.

O projeto é desenvolvido na sequência de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a garantia da criação de uma solução sustentável para cerca de 300 toneladas por dia de efluentes, dando um importante contributo para a resolução de um dos principais problemas ambientais da região.

Prevê-se que serão tratadas, anualmente, 40 mil toneladas de resíduos avícolas, outras tantas toneladas de efluentes suinícolas e ainda 20 mil toneladas de outros resíduos, tendo capacidade para gerar energia suficiente para alimentar o consumo de 81 autocarros urbanos que percorram 200 quilómetros por dia.

Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.