Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Leiria

Movimento 'Casa para Viver - Leiria' organiza reunião aberta no dia 26 de outubro no Praça Caffé

Praça Rodrigues Lobo

O movimento ‘Casa para Viver – Leiria’ está a organizar uma reunião aberta que irá ocorrer dia 26 de outubro (quinta-feira), às 18h30, no Praça Caffé, na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria.

O movimento ‘Casa para Viver’ é um movimento nacional que surge como resposta à crise habitacional que estamos a viver em Portugal.

Atualmente, este movimento tem ação em 24 cidades do país, onde se têm organizado manifestações e ações públicas de protesto de forma a combater a especulação imobiliária de que considera estar a ser alvo.

O movimento recorda que “só em Leiria, o preço de arrendamento aumentou 24,3% desde setembro de 2022, e o preço do metro quadrado a que as casas foram vendidas a setembro de 2023 foi de 1553 euros. Para além disso, também os estudantes sofrem com esta crise habitacional sendo que muitos abandonam os estudos por falta de acesso à habitação, dados demonstram que entre 2021 e 2023 arrendar um quarto em Leiria ficou 35% mais caro e a oferta diminuiu 9%.”

Sendo esta uma causa transversal, o movimento ‘Casa para Viver – Leiria’ gostaria de unir esforços para que se possa fazer uma luta centrada nos problemas reais dos leirienses de diversas faixas etárias e contextos sociais. Nesta reunião serão discutidas ações futuras, iniciativas e propostas para alcançar o nosso objetivo: uma habitação digna para todos.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.